Pesquisas sobre portfólios reflexivos na formação de professores: Contribuições e Críticas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.12705Palavras-chave:
portfólios, reflexão, formação de professoresResumo
Neste texto apresentamos a análise de 40 artigos sobre portfólios reflexivos a partir de um mapeamento bibliográfico de 209 documentos sobre portfólios na formação de professores, em artigos de revistas brasileiras on-line com Qualis A e B e revistas com revisão por pares em língua espanhola e em língua inglesa a partir do Portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes –, abrangendo o período de 1988 a 2020. O objetivo foi compreender o uso de portfólios reflexivos na formação de professores. Para a metodologia foi utilizada a Análise Textual Discursiva em uma abordagem fenomenológica hermenêutica. De cada categoria foram apresentadas sínteses exemplares. A seguir trazemos argumentos críticos presentes na literatura sobre o movimento do professor reflexivo como conceito estruturante da formação de professores. Argumentamos, ao final, que, caso sejam adotados portfólios reflexivos, seja esclarecida a teoria em que se situa a reflexão. A nosso ver, os portfólios reflexivos valerão o esforço caso estejam vinculados a ações pedagógicas cujas reflexões venham a fortalecer lutas por uma educação pública emancipatória. Sustentamos a necessidade de incluir nas ações pedagógicas da formação de professores temáticas referentes à valorização da nossa profissão.
Referências
AFONSO, Andréia Francisco; LEANDRO, Cleiton Silva; FALCÃO, Paola Thaís Spolaôr; BERTOLIN, Renan Vilela; MARQUES, Clelia Mara de Paula; ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante. Contribuição da escrita reflexiva à reelaboração de saberes: olhares de licenciandos participantes do Pibid Química. Quím. Nova Esc., São Paulo, v. 38, n. 1, p. 54-59, 2016.
ANTONEK, Janis; MCCORMICK, Dawn; DONATO, Richard. The Student Teacher Portfolio as Autobiography: developing a professional identity. The Modern Language Journal, v. 81, n. 1, Special Issue: How Language Teaching is Constructed, Spring, p. 15-27, 1997.
BARRAGÁN, Rachel; GARCÍA, Rafael; MAILBOX, Olga. E-Portafolios en Procesos Blended-Learning: Innovaciones de la evaluación en los Créditos Europeos. RED, Revista de Educación a Distancia, Número monográfico VIII, 2009.
BAUER, William; DUNN, Robert. E. Digital reflection: the electronic portfolio in music teacher education. Journal of Music Teacher Education, v. 13, n. 1, p. 1-10, 2003.
BEAUCHAMP, Catherine. Reflection in teacher education: issues emerging from a review of current literature, Reflective Practice, v. 16, n. 1, p. 123-141, 2015.
CANO, Elena; IMBERNÓN, Francisco. La carpeta docente como instrumento de desarrollo profesional del profesorado universitario. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 17, n. 2, p. 43-51, 2003.
CONTRERAS, José Domingo. La autonomía del profesorado. Madrid: Edições Morata, 1997.
COTTA, Rosângela Minardi; COSTA, Glauce Dias da. Instrumento de avaliação e autoavaliação de portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual. Interface, v. 20, n. 56, p. 171-183, 2016.
CRISTANCHO GARCIA, Ana Maritza. La evaluación por portafolio: estrategia para modelar la responsabilidad personal. Un ejercicio de reflexión autocrítica sobre el papel de la mediación. Psicología Desde el Caribe, n. 11, p. 94-106, 2003.
EMME, Michael. Three-Dimensional Assessment and the Art of Portfolio Building. Art Education, v. 49, ed. 1, p. 1-10, 1996.
FOKIENÉ, Aušra; SAJIENÉ, Laima. Portfolio Method in Assessment of Non-formal and Informal Learning Achievements. Aukstojo Mokslo Kokybé – The Quality of Higher Education, n. 6, p. 141-159, 2009.
FOX, Rebecca; MUCCIO, Leah; WHITE, Stephen; TIAN, Jie. Investigating advanced professional learning of early career and experienced teachers through program portfolios. European Journal of Teacher Education, v. 38, n. 2, p. 154-179, 2015.
FOX, Rebecca; WHITE, Stephen; KIDD, Julie. Program portfolios: documenting teachers’ growth in reflection-based inquiry. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 17, ed. 1, p. 149-167, 2015.
FREITAS, Helena Costa Lopes. Formação de professores – Blog da Helena, 5 fev. 2021. Disponível em: https://formacaoprofessor.com/2021/02/05/mec-e-cne-abrem-consulta-sobre-matriz-nacional-comum-de-competencias-do-diretor-escolar/. Acesso em: 5 fev. 2021.
GARCÍA-SEGURA, Sonia; REY-SÁNCHEZ, Ernesto; GIL-DEL-PINO, Carmen. El portafolio como propuesta didáctica innovadora en las aulas de educación primaria. Práxis Educativa, v. 23, n. 2, 2019.
GLASSON, George; MCKENZIE, Woodrow. The Development of a Multi-media Portfolio for Enhancing Learning and Assessment in a K-8 Science Method Class. Journal of Science Teacher Education, v. 10, ed. 4, p. 335-345, 1999.
GOROSPE, José Miguel Correa; APRAIZ, Estibaliz Aberasturi; CUENCA, Luis Pedro Gutiérrez. El e-portafiolo en el Proyeto Elkarrikertuz: las narrativas audiovisuales en el aprendizaje de la cultura escolar y la formación inicial del profesorado reflexivo. Red U – Revista de Docencia Universitaria, Número monográfico III, 2009.
GRACIA, Raul Wenceslao Capistrán. El portafolio electrónico como instrumento de evaluación y como estrategia de autorregulación en la formación de profesionales en música. Revista Educación, v. 42, n. 2, 2018.
HEID, Michaela. Das pädagogische Portfolio – Die Privatheit der Lehrpersonen in der Öffentlichkeit von Bildungsorganisationen. Österreichische Zeitschrift für Soziologie, v. 39, p. 41-60, 2014.
HEWETT, Stephenie. Electronic Portfolios: improving instructional practices. TechTrends, v. 48, n. 5, p. 26-30, 2005.
HOEL, Torlaug; HAUGALOKKEN, Ove. Response Groups as Learning Resources when Working with Portfolios. Journal of Education for Teaching: International Research and Pedagogy, v, 30, n. 3, p. 225-241, 2004.
HOUSTON, Cynthia. Do Scaffolding Tools Improve Reflective Writing in Professional Portfolios? A Content Analysis of Reflective Writing in an Advanced Preparation Program. Action in Teacher Education, v. 38, 2016.
JARAUTA BORRASCA, Beatriz; BOZU, Zoia. Portafolio Docente y Formación Pedagógica Inicial del Profesorado Universitario: un estudio cualitativo en la Universidad de Barcelona. Educación XXI, v. 16, n. 2, p. 343-362, 2013.
KABILAN; Muhamad Kamarul; KHAN, Mahbub Ahsan. Assessing pre-service English language teachers’ learning using e-portfolios: Benefits, challenges and competencies gained. Computers & Education, v. 58, p. 1.007-1.020, 2012.
KABILAN, Muhamad Kamarul. Using Facebook as an e-portfolio in enhancing pre-service teachers’ professional development. Australasian Journal of Educational Technology, v. 32, n. 1, p. 19-31, 2016.
LARRIVEE, Barbara. Development of a tool to assess teachers’ level of reflective practice. Reflective Practice, v. 9, n. 3, p. 341-360, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 62-93.
LOMBARDI, Judy. To Portfolio or not to Portfolio: Helpful or Hyped? College Teaching, v. 56, n. 1, p. 7-10, 2010.
LYONS, Nona. Handbook of Reflection and Reflective Inquiry: Mapping a Way of Knowing for Professional Inquiry. New York: Springer, 2010.
MACENO, Nicole Glock; GUIMARÃES, Orliney Maciel. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o desafio de ressignificar a docência. Revista Contexto & Educação, ano 29, n. 93, 2014.
MANFRÉ, Ademir Henrique. Base Nacional Comum Curricular e (semi) formação: Quais os dilemas da escola atual? Revista Contexto & Educação, ano 35, n. 111, p. 9-28, 2020.
MARTINEZ, Gabriela María Farias; MONTOYA, María Soledad Ramírez. Desarrollo de cualidades reflexivas de profesores en formación inicial a través de portafolios electrónicos. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 15, n. 44, p. 141-162, 2010.
MANSVELDER-LONGAYROUX, Désirée; VERLOOP, Nico; BEIJAARD, Douwe. The portfolio as a tool for stimulating reflection by student teachers. Teaching and Teacher Education, v. 23, p. 47-62, 2007.
MESTRE, Francisco Paulo Rodrigues; QUARTIERI, Marli Teresinha; SILVA, Jacqueline Silva da. Portfólio reflexivo: avaliar e avaliar-se. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 22, p. 173-183, 2018.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
MORETTI, Vanessa Dias. Aprendizagem da docência em atividade de ensino no Clube de Matemática. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 511-517, 2014.
NI DIHORBHÁIN, Aisling. Exploring the potential of the European Portfolio for Student Teachers of Languages (EPOSTL) as a reflective tool in initial primary teacher education. Irish Educational Studies, v. 38, p. 401-417, 2019.
NORTON-MEIER, Lori. To efoliate or not to efoliate? The rise of the eletronic portfolio in teacher education. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 48, n. 6, 2003.
ONER, Diler; ADADAN, Emine. Use of Web-Based Portfolios as Tools for Reflection in Preservice Teacher Education, Journal of Teacher Education, v. 62, p. 477-492, 2011.
ONER, Diler; ADADAN, Emine. Are integrated portfolio systems the answer? An evaluation of a web-based portfolio system to improve preservice teachers’ reflective thinking skills. J Comput High Educ, v. 28, p. 236-260, 2016.
PELLICCIONE, Lina; RAISON, Glenda. Promoting the scholarship of teaching through reflective e-portfolios in teacher education. Journal of Education for Teaching, v. 35, n. 3, p. 271-281, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 20-62.
PIMENTA, Selam Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
RAPOSO, Mírian Barbosa Tavares; SILVA, Marilda Lemos. Avaliação no Ensino Médio: o portfólio como proposta. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 42, p. 259-281, 2012.
RAUSCH, Rita Buzzi; SADALLA, Ana Maria Falcão. Promoção de reflexividade na formação inicial docente: o papel do professor orientador de pesquisa. ETD – Educação Temática Digital, v. 9, n. 2, p. 170-188, 2008.
RODRIGUES, Renata; RODRÍGUEZ-ILLERA, José Luis. El portafolio digital como soporte de la práctica reflexiva en la formación docente. Revista Iberoamericana de Educación, n. 65, p. 53-74, 2014.
SÁ, Antônio Villar Marques; VALLS, Renata Pacini; OLIVEIRA, Blenda Cavalcante. Auto-avaliação no Ensino Superior: um espelho chamado portfólio. Linhas Críticas, Brasília, v. 7, n. 13, p. 289-303, 2001.
SÁ-CHAVES, Idália. Porta-fólios reflexivos (também) trazem gente dentro. Porto: Editora Porto, 2005.
SAAVEDRA JELDERS, Pamela A.; CAMPOS ESPINOZA, Mônica. Chilean Pre-Service Teachers’ Perceptions Toward Benefits and Challenges of EFL Writing Portfolios. Profile: Issues Teach. Prof. Dev., v. 21, n. 2, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SCHÖN, Donald. The reflective practitioner: how professionals thinking action. New York: Basic Books, 1983.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 256 p.
SHULMAN, Lee. Renewing the Pedagogy of Teacher Education: The Impact of Subject-Specific Conceptions of Teaching. In: MONTERO MESA: Las didácticas específicas en la formación del profesorado. Santiago de Compostela: Tórculo Edicións, 1992.
STRIJBOS, Jetske; MEEUS, Wil; LIBOTTON, Arno. Portfolio Assignments in Teacher Education: a tool for self-regulation for the learning process? International Journal for Scholarship of Teaching and Learning, v. 1, n. 2, art. 17, 2007.
TAYLOR, Catherine. Using Portfolios to Teach Teachers about Assessment: how to survive. Educational Assessment, v. 4, n. 2, p. 123-147, 1997.
WELSH, Mary. Student perceptions of using the PebblePad e-portfolio system to support self-and peer-based formative assessment. Technology, Pedagogy and Education, v. 21, n. 1, p. 57-83, 2012.
ZEICHNER, Ken; WRAY, Susan. The teaching portfolio in US teacher education programs: what we know and what we need to know. Teaching and Teacher Education, v. 17, p. 613-621, 2001.
ZEICHNER, Ken. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na Formação de Professores. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, 2008.
ZEICHNER, Ken; LIU, Katrina. A critical analysis of reflection as a goal for teacher education. In: LYONS, Nona. Handbook of reflection and reflective inquiry: mapping a way of knowing for professional inquiry, 2020. p. 67-84.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).