Tecnologias e formação inicial docente: O papel do professor formador na construção do pensamento crítico e da cidadania digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12765

Palavras-chave:

formação docente; cultura digital; tecnologias na educação; educação em ciências; cidadania.

Resumo

Este artigo analisa, pela perspectiva de professores formadores de cursos de licenciatura, o uso e a integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em práticas curriculares de Educação em Ciências no que diz respeito: i) à contribuição desses recursos para a aprendizagem e a formação de professores críticos e reflexivos; ii) ao papel do docente na construção do pensamento crítico e da cidadania no mundo digital. Trata-se de estudo de cunho qualitativo que tem por base dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com nove professores formadores de uma universidade federal do sul de Minas Gerais. Os dados foram analisados a partir de temas emergentes das falas dos participantes. Os resultados indicam que a maioria dos entrevistados entende as TDIC como “ferramentas” a serviço do currículo e da aprendizagem, bem como destacam o papel motivador das TDIC. Entretanto, a visão geral dos professores formadores desconsidera essas tecnologias como bens culturais que interferem diretamente nos processos de ensinar e aprender na cultura digital. O conceito de “cidadania digital” é compreendido em direta articulação com a noção mais ampla de cidadania. Essa, trazida como elemento importante da formação inicial de professores pela maioria dos entrevistados.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

Custódio, N. M., & Rodrigues, A. (2023). Tecnologias e formação inicial docente: O papel do professor formador na construção do pensamento crítico e da cidadania digital. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e12765. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12765

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação