Tecnologias e formação inicial docente: O papel do professor formador na construção do pensamento crítico e da cidadania digital
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12765Palavras-chave:
formação docente; cultura digital; tecnologias na educação; educação em ciências; cidadania.Resumo
Este artigo analisa, pela perspectiva de professores formadores de cursos de licenciatura, o uso e a integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em práticas curriculares de Educação em Ciências no que diz respeito: i) à contribuição desses recursos para a aprendizagem e a formação de professores críticos e reflexivos; ii) ao papel do docente na construção do pensamento crítico e da cidadania no mundo digital. Trata-se de estudo de cunho qualitativo que tem por base dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com nove professores formadores de uma universidade federal do sul de Minas Gerais. Os dados foram analisados a partir de temas emergentes das falas dos participantes. Os resultados indicam que a maioria dos entrevistados entende as TDIC como “ferramentas” a serviço do currículo e da aprendizagem, bem como destacam o papel motivador das TDIC. Entretanto, a visão geral dos professores formadores desconsidera essas tecnologias como bens culturais que interferem diretamente nos processos de ensinar e aprender na cultura digital. O conceito de “cidadania digital” é compreendido em direta articulação com a noção mais ampla de cidadania. Essa, trazida como elemento importante da formação inicial de professores pela maioria dos entrevistados.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 Abril/2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 22 jul. 2021.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Transformações no trabalho e na formação docente na educação a distância on-line. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 67-77, nov. 2010. Disponível em: https://ceduc.unifei.edu.br/wp-content/uploads/2020/05/transformacoes_no_trabalho_e_formacao_docente_ead.pdf. Acesso em: 08 jul. 2021.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1999.
CARVALHO, Ana Amélia. Introdução. In: CARVALHO, Ana Amélia A. (Org.). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Portugal: Ministério da Educação, DGE, 2020. p.11-21. Disponível em: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/noticias/app_para_dispositivos_moveis.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021.
CARVALHO, Angela Maria Grossi de; AMÉRICO, Marcos Tuca. Inclusão e Cidadania Digital no Brasil: a (des) articulação das políticas públicas. Redes.com – Revista de Estudios para el Desarollo de Social de la Comunicación, v. 9, p. 69-84, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/135513. Acesso em: 08 set. 2021.
CETIC.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2019 [livro eletrônico]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/. Aceso em: 15 set. 2021.
CORREA, Luciana Flor; BAZZO, Walter Antonio. Contribuições da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade para a humanização do trabalho docente. Revista Contexto & Educação, v. 32, n. 102, p. 57–80, 2017. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.102.57-80. Acesso em: 22 set. 2021.
CORRÊA, Hugo Emmanuel da Rosa; ARRUDA, Sérgio de Mello; FREITAS, Carlos César Garcia; PASSOS, Marinez Meneghello. O currículo em foco: diálogos entre ciência, tecnologia e currículo. Revista Tecnologia & Sociedade, Curitiba, v. 15, n. 35, p. 271-289, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8055. Acesso em: 22 jul. 2021.
CORTESI, Sandra; HASSE, Alexa; LOMBANA-BERMUDEZ, Andres; KIM, Sonia; GASSER, Urs. Youth and digital citizenship+ (Plus): Understanding skills for a digital world. Berkman Klein Center Research Publication, 2020. Disponível em: https://dash.harvard.edu/handle/1/42638976. Acesso em 12 set. 2021.
COSTA, Daniela. A educação para a cidadania digital na escola: análise multidimensional da atuação dos professores enquanto mediadores da cultura digital nos processos de ensino e de aprendizagem. 238 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22263. Acesso em: 08 jan. 2023.
DI FELICE, Massimo. A cidadania digital: a crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais. São Paulo: Paulus, 2020.
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São paulo: Parábola Editorial, 2016.
FANTIN, Mônica. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 87-100, set./dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v2i6.2377. Acesso em: 20 de jul. 2021.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FEENBERG, Andrew. Transforming technology. A critical theory revisited. Oxford, Oxford University Press, 2002.
FERREIRA, Graça Regina Armond Matias; BARZANO, Marco Antônio Leandro. Web currículo e diálogos com as tecnologias digitais no contexto ambiental da cibercultura. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.2, p. 657-675 abr./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p657-675. Acesso em: 19 jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 49. reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, Paulo. O futuro da escola. Diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert. São Paulo: TV PUC, 1996. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=41bUEyS0sFg. Acesso em: 19 set. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIMENO SACRISTÁN, José. O que significa currículo? In: GIMENO SACRISTÁN, J. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-37.
JONASSEN, David. Computadores, ferramentas cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Editora Porto, 2007.
LOTTERMANN, Osmar; SIQUEIRA, Elisângela; DE CESARO, Isabella Alves. Mediações do conhecimento escolar de Ensino Médio com o conhecimento científico, o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 112, p. 200–216, 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.200-216. Acesso em: 22 set. 2021.
MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de Currículos: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 427-435, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/macedo.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.
RODRIGUES, Irene Raquel Santana; RODRIGUES, Alessandra. Formação inicial de professores de ciências para uso pedagógico das tecnologias: o que nos contam os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC)?. In: RODRIGUES. Alessandra; FERRAZ, Denise; FIGUEIREDO, Newton. (Org.). Tecnologias, formação de professores e inclusão: experiências e perspectivas. Rio de Janeiro: Letras Capital, 2021. p. 83-101.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline. Hipermiodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Edotirial, 2015.
SANCHO GIL, Juana María. De la tecnología para aplicar a la tecnología para pensar: implicaciones para la docencia y la investigación. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 18, n. 1, p. 9-22, 2019. DOI: http://dx.medra.org/10.17398/1695-288X.18.1.9. Acesso em: 10 ago. 2021
SCHEID, Neusa Maria John. História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 443-458, mai./ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8452. Acesso em: 19 jul. 2021.
SOUZA, Meire Cristina de. Educação digital: a base para a construção da cidadania digital. Debater a Europa, n. 19, p. 57-67, 2018. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-6336_19_5. Acesso em: 22 set. 2021.
SOUZA, Mariana Aranha de; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade, currículo e tecnologia: um estudo sobre práticas pedagógicas no ensino fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 708-721, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8303. Acesso em: 19 jul. 2021.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).