BULLYING ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMATICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12877Palavras-chave:
Revisão sistemática, Bullying, EscolaResumo
Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre bullying escolar entre os anos de 2015 e 2019. Buscando analisar o que tem sido produzido sobre o tema e contribuir para a expansão dos estudos na área, diante dos altos índices dessa violência no contexto escolar brasileiro. Bullying refere-se a comportamentos intencionais e repetitivos de caráter agressivo na relação entre pares. Para a busca eletrônica, foram pesquisados artigos publicados nas bases de dados SciELO, PEPSIC e LILACS, utilizando como descritores as palavras-chave bullying e escola. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 39 artigos para análise. As publicações foram analisadas em relação à autoria, data de publicação, objetivos, número de participantes, estado onde foi realizado a pesquisa, idade dos participantes, resultados, discussão e foco de análise. Os resultados reforçam a predominância de estudos descritivos e correlacionais, vinte e nove eram de cunho nomotético e buscaram a generalização de dados para a caracterização da incidência e perfil dos envolvidos. Apenas cinco estudos relataram programas de intervenção nas escolas, e dois realizaram estudo de casos. Somente três pesquisas acessaram crianças a partir dos 8 anos. Concluímos que há poucos estudos com foco na dinâmica relacional do bullying, especialmente do ponto de vista das testemunhas, e com foco investigativo no período da infância. Reconhecer os mecanismos que sustentam uma situação de bullying facilitam a produção de estratégias de enfrentamento e prevenção na escola. É necessário produzir novas metodologias para acessar as nuances do bullying escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).