BULLYING ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMATICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12877

Palavras-chave:

Revisão sistemática, Bullying, Escola

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre bullying escolar entre os anos de 2015 e 2019. Buscando analisar o que tem sido produzido sobre o tema e contribuir para a expansão dos estudos na área, diante dos altos índices dessa violência no contexto escolar brasileiro. Bullying refere-se a comportamentos intencionais e repetitivos de caráter agressivo na relação entre pares. Para a busca eletrônica, foram pesquisados artigos publicados nas bases de dados SciELO, PEPSIC e LILACS, utilizando como descritores as palavras-chave bullying e escola. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 39 artigos para análise. As publicações foram analisadas em relação à autoria, data de publicação, objetivos, número de participantes, estado onde foi realizado a pesquisa, idade dos participantes, resultados, discussão e foco de análise. Os resultados reforçam a predominância de estudos descritivos e correlacionais, vinte e nove eram de cunho nomotético e buscaram a generalização de dados para a caracterização da incidência e perfil dos envolvidos. Apenas cinco estudos relataram programas de intervenção nas escolas, e dois realizaram estudo de casos. Somente três pesquisas acessaram crianças a partir dos 8 anos. Concluímos que há poucos estudos com foco na dinâmica relacional do bullying, especialmente do ponto de vista das testemunhas, e com foco investigativo no período da infância. Reconhecer os mecanismos que sustentam uma situação de bullying facilitam a produção de estratégias de enfrentamento e prevenção na escola. É necessário produzir novas metodologias para acessar as nuances do bullying escolar.

Biografia do Autor

Amanda Pereira de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Graduada de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional na FAFIRE e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE. Formação em Terapia ABA pelo CIIAP e em formação no curso de Avaliação Psicológica pelo Instituto Fratelli. Atuando como psicóloga clínica e desenvolvendo pesquisa no mestrado com ênfase em Bullying Escolar e Infância. 

Sílvia Maciel, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 1996), mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1999) e doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2012). Tem experiência profissional em docência no Ensino Superior, em Psicologia Escolar e Psicologia Clínica. Atualmente é coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia da UFPE e vice coordenadora do Propaz (Programa de Extensão em Cultura de Paz da UFPE). Desenvolve estudos sobre processos de produção de sentidos na vida cotidiana, com bases na Psicologia Cultural, articulando os campos da Psicologia do Desenvolvimento, Educação, Saúde e Relações Pessoa-Ambiente.

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Pereira de Albuquerque, A., & Maciel, S. (2022). BULLYING ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMATICA DA LITERATURA. Revista Contexto & Educação, 37(117), 186–198. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12877