PROJETO T.I.P.O. ASSIM! - PROMOÇÃO DE SAÚDE E PROTAGONISMO COM ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12908Palavras-chave:
adolescentes, álcool e outras drogas, subjetivação, promoção de saúde.Resumo
O estudo versa sobre o Projeto T.I.P.O. Assim! (Territorialidade, intersetorialidade, promoção de saúde, protagonismo e ocupação de espaços) - desenvolvido em bairros de periferia de uma cidade do estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Partiu-se da interrogação sobre as possibilidades de acesso aos adolescentes em situação de vulnerabilidade e uso de álcool e outras drogas associados ao sofrimento psíquico, que não aderem a abordagens de cuidado ao nível ambulatorial de convencionais de saúde mental. Objetivou-se promover saúde e protagonismo como alternativa ao consumo de álcool e outras drogas; possibilitar a subjetivação de adolescentes; criar estratégias de acesso, cuidado e prevenção em saúde mental de adolescentes. O referencial teórico foi a psicanálise, o conceito de sublimação foi relacionado à transformação da pulsão em produção cultural. Traz-se a territorialidade, associada ao princípio do Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa-intervenção foi proposta na metodologia. O projeto iniciou com o estudo das demandas nos territórios; formação de seis grupos com encontros semanais, com atividades ligadas à música, à poesia, à culinária e à percepção sensorial. Realizou-se um questionário com quarenta adolescentes para auxiliar na análise dos resultados. A exemplo de respostas, encontram-se: 97,5% dos adolescentes se reconhecem como protagonistas, 55% chegaram ao projeto pelo convite de amigos, demonstrando a importância da multiplicação; 57,5% perceberam mudanças nas relações de amizade, 37,5% na escola e 25% na família. A construção de espaços coletivos com adolescentes, a utilização de atividades culturais favorecem o protagonismo, a subjetivação e promovem saúde e prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.