FILMES, SAÚDE E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS A PARTIR DO FILME “OSMOSE JONES”
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12983Palavras-chave:
TIC, Educação em saúde, Prática pedagógica, CurrículoResumo
O cinema, como recurso didático, apresenta inúmeras possibilidades, aliando o aspecto cultural a conceitos escolares, tornando-se uma poderosa ferramenta de reflexão, contextualização e aprendizado. Nesse contexto, relata-se uma atividade realizada em uma turma do Ensino Fundamental, possuindo como foco a recorrência dos conteúdos relacionados ao corpo humano, saúde e higiene pessoal a partir da exibição do filme “Osmose Jones - Uma Aventura Radical pelo Corpo Humano”, conjuntamente a resolução de questões e discussão de pontos relevantes no filme, enfatizando-se a retificação de erros conceituais. Ainda, os alunos responderam a um questionário acerca da utilização de filmes em sua realidade escolar e das suas concepções sobre o assunto: esta metodologia é escassamente aproveitada como recurso didático, apesar dos alunos considerarem o uso do cinema em aulas importantes e apontarem que auxilia no processo de aprendizagem. Além disso, foi perceptível a facilidade em associar os conteúdos às analogias presentes no filme e a compreensão dos conceitos apresentados. Portanto, essa metodologia auxiliou na constituição da capacidade imaginativa e de associação da linguagem fílmíca cotidiana com os conhecimentos provenientes do ensino de Ciências e promoveu a conscientização acerca da problemática saúde, levando a constituição de um cidadão crítico e pensante.
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