Categorias e índices de análise da prática de ensino concebida como a mobilização de saberes docentes em momentos de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13121Palavras-chave:
saberes docentes, teorias de aprendizagem, objetivos educacionais, didática.Resumo
Realizou-se um estudo teórico, com o objetivo de identificar e compreender categorias e índices de análise que pudesse formar um horizonte para a interpretação da prática de ensino. Os resultados, então, permitiram a discussão do conceito de “prática de ensino”, a partir de uma concepção analítica em que categorias e índices são estabelecidos a priori e com base em dada fundamentação teórica. Argumenta-se que a prática de ensino possa ser analisada por meio de categorias abrangentes, conceituadas a partir de uma concepção que considera momentos de mobilização dos saberes docentes em termos de idealização, de decisão e de materialidade dessa prática. Conceitos mais específicos, que se aglutinam nesses momentos, e sua materialidade no corpus de análise, levam a um olhar sobre as fontes e origens do saber docente, as concepções de aprendizagem, os objetivos educacionais, o conteúdo de ensino, a didática, o currículo, a ação docente e as tendências pedagógicas. Defende-se que o conjunto de categorias e índices de análise discutidas por meio deste trabalho pode vir a ser um relevante instrumento conceitual para a investigação da prática de ensino.
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