Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica no Brasil: reflexões sobre a sua criação à luz das propostas educacionais de Antonio Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13181Palavras-chave:
Concepção de educação, Educação profissional e tecnológica, Gramsci, Trabalho e educaçãoResumo
A expansão das vagas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mediante criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), foi uma das políticas educacionais de maior destaque nos governos Lula (2003-2011). O presente artigo busca analisar a proximidade entre a concepção de EPT implícita na criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e as propostas educacionais de Antonio Gramsci. Tais propostas foram discutidas a partir de pesquisa documental considerando sua historicidade, aspecto fundamental para uma melhor compreensão das formulações teóricas e propostas educacionais à época. No que se refere às possibilidades de aplicação das propostas gramscianas no sistema educacional nacional de EPT, foi analisada a política pública de criação dos IFs a partir da Lei n. 11.892/2008. Verificou-se que o texto legal traz grande aproximação com os ideais gramscianos ao criar institutos especializados com oferta desde a formação inicial e continuada de trabalhadores até a educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação em todos os ramos de investigação e de trabalho científico, em todos Estados do Brasil, um ambiente profícuo para desenvolvimento tanto de uma formação desinteressada como da interessada, com grande ligação entre teoria e prática, estimulando o espírito crítico voltado à investigação empírica.
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