Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica no Brasil: reflexões sobre a sua criação à luz das propostas educacionais de Antonio Gramsci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13181

Palavras-chave:

Concepção de educação, Educação profissional e tecnológica, Gramsci, Trabalho e educação

Resumo

A expansão das vagas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mediante criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), foi uma das políticas educacionais de maior destaque nos governos Lula (2003-2011). O presente artigo busca analisar a proximidade entre a concepção de EPT implícita na criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e as propostas educacionais de Antonio Gramsci. Tais propostas foram discutidas a partir de pesquisa documental considerando sua historicidade, aspecto fundamental para uma melhor compreensão das formulações teóricas e propostas educacionais à época. No que se refere às possibilidades de aplicação das propostas gramscianas no sistema educacional nacional de EPT, foi analisada a política pública de criação dos IFs a partir da Lei n. 11.892/2008. Verificou-se que o texto legal traz grande aproximação com os ideais gramscianos ao criar institutos especializados com oferta desde a formação inicial e continuada de trabalhadores até a educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação em todos os ramos de investigação e de trabalho científico, em todos Estados do Brasil, um ambiente profícuo para desenvolvimento tanto de uma formação desinteressada como da interessada, com grande ligação entre teoria e prática, estimulando o espírito crítico voltado à investigação empírica.

Biografia do Autor

Anthone Mateus Magalhães Afonso, Instituto Federal Fluminense - IFF / Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Fluminense (IFF). Professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Doutor em Educação. Mestre em Engenharia Mecânica - Controle e Automação, Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação e em Administração de Sistemas de Informação e Graduação em Informática. Líder do Núcleo de Pesquisas em Telecomunicações (NPT) do IF Fluminense.

Wania Regina Coutinho Gonzalez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade Estácio de Sá.

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Líder do Núcleo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

Magalhães Afonso, A. M., & Regina Coutinho Gonzalez, W. (2022). Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica no Brasil: reflexões sobre a sua criação à luz das propostas educacionais de Antonio Gramsci. Revista Contexto & Educação, 37(119), e13181. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13181

Edição

Seção

Dossiê: Ed. Prof. e Tecnol: concepções, experiências e dinâmicas investigativas