Memórias da educação profissional e tecnológica em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro: A escola de aprendizes e artífices em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13182

Resumo

Este artigo problematiza a relação existente entre a infância da classe trabalhadora, no início do século XX, com a dualidade, ainda persistente no século XXI, entre formação geral e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) do Decreto Presidencial nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, que cria a rede nacional de escolas de EPT e de fotografias da antiga Escola de Aprendizes Artífices de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, o artigo procura responder às seguintes questões norteadoras: Como as infâncias são retratadas na história da EPT, mais precisamente no início do século XX? Esse tratamento dado às infâncias tem relação com a dualidade histórica entre a formação propedêutica, para a elite, e a formação profissional, para os pobres? Constata-se que a EPT alcançou forte viés regenerativo devido às classes dominantes do início do século XX considerarem os desfavorecidos da fortuna ignorantes e passíveis à escola do vício e do crime. Assim, o tratamento dispensado às infâncias no início do século XX revela muito da persistente dualidade entre o saber fazer e o saber pensar que ainda ocorre no século XXI.

 

Palavras-Chave: Educação Profissional e Tecnológica. Escola de Aprendizes Artífices. Infâncias da classe trabalhadora brasileira. Análise Textual Discursiva.

Biografia do Autor

Valéria Souza Marcelino , Instituto Federal Fluminense

Possui doutorado em Ciências Naturais com ênfase em Ensino de Ciências (2012) e mestrado em Cognição e Linguagem (2006) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Graduação em Farmácia e especialização em Indústria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989/1991). Atualmente é professora Titular do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) no Instituto Federal Fluminense (IFF). Atuou como professora na Licenciatura em Química e no curso Técnico em Química do IFF. Atuou como Coordenadora de Metodologias de Ensino do Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação do Instituto Federal Fluminense (IFF). Pesquisadora dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Avançados em Educação (NESAE) do IFF e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Física do IFRJ, atuando principalmente nas áreas de formação de professores e metodologias de ensino

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Publicado

2022-09-23

Como Citar

Rezende da Silva, A., & Souza Marcelino , V. . (2022). Memórias da educação profissional e tecnológica em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro: A escola de aprendizes e artífices em foco. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(119), e13182. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13182

Edição

Seção

Dossiê: Ed. Prof. e Tecnol: concepções, experiências e dinâmicas investigativas