A neurociência nas teses e dissertações da área de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13239

Palavras-chave:

Neurociências, estado do conhecimento, produções bibliograficas

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa realizada com objetivo de analisar o modo como os avanços da Neurociência têm sido considerados no campo educacional, com suas possibilidades e limitações, entendendo que ambas existam. Para tanto, tem-se como questionamento: o que revelam as pesquisas brasileiras desenvolvidas no campo da Educação sobre Neurociência? O intuito está em revisar as pesquisas nacionais, identificando características dessas investigações, particularmente a forma como as emoções, motivação, atenção, funções executivas, memória e plasticidade cerebral, se apresentam nas teses e dissertações brasileiras. Em termos metodológicos, o estudo se apresenta, como qualitativo, bibliográfico e do tipo “estado do conhecimento”, identificando 10 teses e 28 dissertações como foco da investigação. A análise dos estudos identifica características, como: sujeitos e grupos interessados na temática; contexto da investigação presente nos estudos; e, presença dos condicionantes investigados nas pesquisas em Educação. Os resultados apontam um crescimento nas pesquisas nos últimos três anos, embora se perceba a necessidade de melhorar a articulação entre a Neurociência e Educação, especialmente nas práticas educativas.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Staudt, M., & da Rosa, C. T. W. (2023). A neurociência nas teses e dissertações da área de educação. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e13239. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13239

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde