Neuroscience in thesis and dissertations of the area of education
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13239Keywords:
Neurociências, estado do conhecimento, produções bibliograficasAbstract
This text is the result of a research carried out with the aim of analyzing how the advances of neuroscience have been considered in the educational field, with its possibilities and limitations, understanding that both exist. For that, the question is: what does the brazilian research developed in the field of Education about Neuroscience reveal? The goal is to review the national research identifying features of these investigations, specially the way how emotions, motivation, attention, executive functions, memory and brain plasticity are presented in brazilian thesis and dissertations. In methodological terms the study is qualitative, bibliographic and the “state of knowledge” kind, identifying 10 thesis and 28 dissertations as focus of the investigation. The analysis of these studies identify features such as: people and groups interested in the theme; context of the investigation present in the studies; and the presence of conditioners investigated in Education research. The results point out a growth in research in the last three years, although it is noticeable the need to improve the articulation between Neuroscience and Education, especially in educational practice.
References
ALVES, Sandra Maria Leal. Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero científico: aspectos textuais e cognitivos. 2010. 197 f. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
ARIDE, Rhollander Bonicenha. Jogando e aprendendo: uma nova abordagem didática pedagógica na disciplina de Cinesiologia. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente) – Centro Universitário Anhanguera de Niterói, Niterói, 2015.
BANDEIRA, Salete Maria Chalub. Olhar sem olhos: cognição e aprendizagem em contexto de inclusão – estratégias e percalços na formação inicial de docentes de matemática. 2015. 489 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciência e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015.
BARBOSA, Pablo Henrique Simões. A arte de contar histórias como metodologia e a formação do professor contador de histórias: perspectivas e desafios para o processo ensino-aprendizagem. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
BEDENAROSKI, Gleide Cátia Presotto. Neurociência cognitiva no repertório de saberes pedagógicos de enfermeiros docentes do ensino superior. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, 2017.
BODGAN, Roberto Carlos; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 2010.
BORTOLI, Bruno de. Neurociência na revista Nova Escola. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.
BROCKINGTON, José Guilherme de Oliveira. Neurociência e educação: investigando o papel da emoção na aquisição e uso do conhecimento científico. 2011. 199 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
BRUNER, Jerome. A Cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
CERCE, Livia Maria Rassi. A relação afetiva nos processos de ensino e aprendizagem entre professor e aluno das classes de alfabetização. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
COSENZA, Ramon Moreira; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artemed, 2011.
COSTA, Sandra Regina Dias da. Diálogo entre neurociências e a perspectiva histórico-cultural: as funções executivas na educação infantil. 2015. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
FUENTES, Daniel; MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes; CAMARGO, Candida Helena Pires; COSENZA, Ramon M. (Orgs.). Neuropsicologia: teoria e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
GALVÃO, Sirlandia Kelis Pereira Agra. Implicação da neurociência cognitiva na prática pedagógica de professores de Biologia. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
GAZZANIGA, Michael S.; HEATHERTON, Todd F.; HALPERN, Diane. Psychological science. New York: WW Norton, 2018.
GOMES, Herica Cambraia. Educação matemática inclusiva: musicalidade, modificabilidade cognitiva estrutural e mediação docente. 2017. 329 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
IZQUIERDO, Iván. Memória. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
IZQUIERDO, Iván. Questões sobre memória. São Leopoldo: Ed. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2004.
KANDEL, Eric R.; SCHWARTZ, James H.; JESSELL, Thomas M.; SIEGELBAUM, Steven A.; HUDSPETH, A. J.; MACK, Sarah. Principles of Neural Science. Nova York: McGraw-Hill, 1991.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.
LENT, Roberto. O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.
LIMA, Telma C. S.; MIOTTO, Regina C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. v. 10, n. esp. p. 37-45, 2007.
MAIATO, Alexandra Moraes. Neurociência e aprendizagem: o papel da experimentação no ensino de ciências. 2013. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013.
MARTINS, Barbara Milan. Ambiente educacional enriquecido: estudo da aplicação de oficinas de construção de brinquedos em centro de ciência. 2012. 199 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
MASCARENHAS, Tárcila Santos de Souza. Neurociência e educação infantil: para além da estimulação precoce. 2017. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
MORA, Francisco. Cuando el cerebro juega con las ideas. Madrid: Alianza Editorial, 2017.
MORA, Francisco. Neuroeducación: solo se puede aprender aquello que se ama. 2. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2017.
NASCIMENTO, Alda Nazaré Santos do. Processo de letramento na educação infantil: ensino desenvolvimental. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.
NASCIMENTO, Rosilene Maria do. Dificuldades de aprendizagem: as contribuições da neurociência para o ensino da matemática. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
NAVEGANTE, Polyana Milena Barros. Neurociência e os processos cognitivos: práticas pedagógicas e perspectivas da aprendizagem no ensino de ciências nos anos finais. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2016.
OLIVEIRA, Cleyton Machado de. Contribuições da neurociência cognitiva para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem em ciências: conhecendo e reconhecendo as potencialidades do cérebro. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
PEREIRA, Lucas Emanuel Ramos. Pressupostos neurocientíficos e suas conexões com as tecnologias educacionais: apontamentos de acadêmicos de Pedagogia. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
PINHEIRO, Marta. Fundamentos de neuropsicologia: o desenvolvimento cerebral da criança. Vita et Sanitas, Trindade, v. 1, n. 1, p. 34-48, 2007.
PIOVESAN, Angelica de Fatima. A neurociência cognitiva no enriquecimento curricular de alunos com altas habilidades/superdotação. 2017. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tiradentes, Aracaju, 2017.
POLICHA, Kellen Katillen. A prática pedagógica e suas correlações com a aprendizagem. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
REEVE, Johnmarshall. Motivação e emoção. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
RELVAS, Marta Pires. Neurociência na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
REZENDE, Mara Regina Kossoski Felix. A neurociência e o ensino-aprendizagem em ciências: um diálogo necessário. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2008.
RIBEIRO, Simone Pletz. Contribuições do jogo cognitivo eletrônico ao aprimoramento da atenção no contexto escolar. 2015. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
RICHTER, Luciana. Aproximações entre neurociência e educação: algumas considerações a partir de metanálise qualitativa. 2018. 309 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SANTIAGO JUNIOR, Clorijava de Oliveira. Neuroeducação e práticas pedagógicas dos professores de escolas públicas das séries finais do ensino fundamental em ensino de Ciências. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2016.
SANTOS, Angela Kirllian Mendes. Os saberes neurocientíficos e a formação docente: percepções dos egressos do curso de formação inicial e continuada da PUC de Minas. 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
SANTOS, Fabio Seidel dos. Programa neurocientífico para a aprendizagem significativa de genética. 2018. 260 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
SANTOS, Marcio Ponciano dos. Expectativas neurocognitivas da atenção em uma sequência de ensino para a habilitação do raciocínio axiomático durante a aprendizagem da demonstração da lei dos senos. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.
SANTOS, Martha Rheingantz dos. O conhecimento de neurociência cognitiva e a valorização do professor de licenciatura da Área de Ciências da Natureza. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
SILVA, Kleyfton Soares da. A neurociência cognitiva com base na aprendizagem de geometria molecular: um estudo sobre atributos do funcionamento do cérebro à memória de longo prazo. 2018. 200 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.
SILVA, Luiz Euclides Cardoso da. A ontoepistemogênese de crianças autistas através da utilização de tecnologias touch. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2016.
SILVA, Sindia Liliane Demartini da. A interatividade de jogos digitais na aprendizagem matemática: uma discussão em neurociência. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, 2017.
SIMÕES, Estela Mari Santos. A presença dos conhecimentos da neurociência cognitiva no capital dos saberes de docentes que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, 2016.
STERNBERG, Robert. J. Psicologia Cognitiva. 4. ed. Stamford: Cengage Learning, 2012.
TABACOW, Luiz Samuel. Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos. 2006. 266 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2006.
TAKEUCHI, Margareth Yuri. Estudo do uso de mapa conceitual na promoção de aprendizagem significativa de conteúdo de neurociência na graduação. 2009. 85 f. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Comportamento) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
TERRA-FERNANDES, Cristiane Lima. Neurociências na formação docente e implicações para a educação bilíngue de estudantes surdos. 2018. 248 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.
THOMAZ, Estrella Marlene da Silva. Neurociência e seus vínculos com o ensino, aprendizagem e formação docente: percepções de professores e licenciados da área de ciências da natureza. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).