Educação escolar em comunidades de vaqueiros no Arquipélago do Marajó

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DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13258

Resumo

Este estudo analisa a Educação Escolar na zona rural do município de Soure no arquipélago do Marajó, região Amazônica no Estado do Pará, a análise parte de reflexões sobre as comunidades tradicionais de vaqueiros e suas relações socioambientais em espaços de Fazendas, constituídas desde o período da colonização. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo realizado por meio de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que a oferta da educação escolar do campo vem diminuindo na região, ocasionando migração do campo para a cidade, a presença de multisseriação e a necessidade de melhor interação entre os entes públicos que visem garantir infraestruturas de acesso e permanência ao ambiente Escolar.

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Publicado

2023-11-14

Como Citar

Nazaré, M. L., Fernandes, A. N. B. S., Barboza, R. S. L., & Barboza, M. S. L. (2023). Educação escolar em comunidades de vaqueiros no Arquipélago do Marajó. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e13258. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13258

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde