Formação e desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas no acompanhamento do aluno com deficiência em Caxias-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13259

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Educação Especial, Inclusão

Resumo

Este artigo tem como objetivo: analisar a formação e o desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas, em vista da organização e gestão educacional inclusiva da pessoa com deficiência. A metodologia é qualitativa, utilizando-se os métodos dedutivos-indutivos e, como instrumento de investigação, o questionário semiestruturado, e, como técnica, a observação participante. Os resultados apontam que as coordenadoras pedagógicas sentem dificuldades por falta de formação continuada para elas e os professores; não sabem como desenvolver estratégias metodológicas e didáticas que ajudem na aprendizagem dos alunos; falta apoio por parte da Secretaria Municipal de Educação, família e da escola para o acompanhamento dos alunos com deficiências que possa favorecer no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

Referências

ARAÚJO, Denize Arouca.; LIMA, Elenice Dias Ribeiro de Paula. Dificuldades enfrentadas pelo cuidador na inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p. 281-303, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Diário oficial da República federativa do Brasil, Brasília. 6julho.2015. Disponível em: http://www.camara.gov. br/sileg/integras/832529.pdf. Acesso em 23/03/2020. >. Acesso em 23 de março de 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, 2006. http://www.camara.gov.br/sileg/integras/832529.pdf. Acesso em 23/03/2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto de Lei n. º 8.014-C, de 2010. Acrescenta parágrafo ao art. 58 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para assegurar a presença de cuidador na escola. Brasília: MEC 2010. Disponível em: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/832529.pdf. Acesso em 23/03/2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto presidencial Lei nº 7.611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil _03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em 23 de março de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos /pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 23 de março de 2020.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em 23 de março de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretária de Educação Especial- MEC; SEESP, 2001.p 1-80.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2. ed. Brasília, DF: Corde, 1997.

BRASIL. Constituição Federal 1988. Brasília: Senado, 1988.

BRIANT, Maria Emília Pires; OLIVER, Fátima Corrêa. Inclusão de crianças com deficiência na escola regular numa região do município de São Paulo: conhecendo estratégias e ações. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.18, n.1, p. 141-154, jan./mar., 2012.

BUENO, José Geraldo Silveira e MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. Os indicadores educacionais como meio de avaliação das políticas de educação especial no Brasil – 2000/2009. In: BUENO, J. G. S. Educação especial no Brasil: questões conceituais e de atualidade. 2011, p. 159-182.

COOK, Albert M.; POLGAR, Janice Miller. Assistive Technologies: Principles and Practices. St. Louis, Missouri. Mosby - Year Book, Inc. 1995.

FUMEGALLI, Rita de Cassia de Avila. Inclusão escolar: o desafio de uma educação para todos? Disponível em http://bibliodigital.unijui.edu.br: 8080/xmlui/ bitstream/handle/123456789/716/ritamonografia. Acesso em 23 de março de 2020.

GARRIDO, Elsa. Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R.; CHRISTOV, L. H. S. (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 9 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.cp. 1, 9- 15p.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HAMDAN, Amer Cavalheiro; PEREIRA, Ana Paula de Almeida. Avaliação neuropsicológica das funções executivas: Considerações metodológicas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(3), 386-393, 2009.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2021. Informações Geográficas. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/caxias/panorama. Acessado em 12/07/2022.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos: Inquietações e Buscas. Curitiba: Editora da UFPR, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MACHADO, Maria A. de Medeiros. O Plano Decenal e os Compromissos de Jomtien. In: INEP. Educação para todos: a avaliação da década. Brasília: MEC/INEP, 2000.

MANTOAN, Maria Teresa Égler; SANTOS, Maria T. Teixeira dos. Atendimento educacional especializado: políticas públicas e gestão nos municípios. São Paulo: Moderna, 2010.

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer ?. São Paulo: Moderna, 2003.

MAZEAU, Michèle; POUHET, Alain. Neuropsychologie et troubles des apprentissages. Paris: Masson; 2005.

MELLO, Elena Maria Billig; GRAZZIOTIN, Clotilde Panciera. Aproximações entre educação infantil e neurociência: formação acadêmico-profissional de coordenadoras pedagógicas. Revista Contexto & Educação, Ano 35 • nº 111 • Maio/Ago. 2020. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao /issue/view/233. Acesso em: 15 abr. 2022.

MELTZER L, Lynn. Promoting executive function in the classroom. New York: Guilford Press; 2010.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Rev Bras de Educação, v. 11, n. 33, p. 387-405, 2006.

NASCIMENTO, Franc-lane Sousa Carvalho do. O trabalho do Pedagogo nós IFS: Uma busca pela qualidade da educação profissional tecnológica. Brasília, Revista eixo, v.3, n.1, Jan. 2014.

OLIVEIRA, Juscilene da Silva. GUIMARÃES, Márcia Campos Moraes. O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. Revista Cientifica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues, 2013, p.97 e 98, p. 101.

PAZ, Cláudia Terra do Nascimento; WISCH, Tásia Fernanda. Ser professor na perspectiva inclusiva: saberes, fazeres e compromissos em uma tríade formativa. Revista Contexto & Educação, Ano 37 • nº 116 • Jan./Abr. 2022. Disponível: https://www.revistas.unijui.edu.br/ index.php/contextoeducacao/issue/view/253. Acesso em: 14 abr. 2022.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza et al. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 147, p. 754-771, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n147/06.pdf. Acesso em 23/03/2020.

ROPOLI, Edilene Aparecida [et .all]. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Ministério Federal de Educação Especial, Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, 2010, v.1.p 1-42.

SCHRAMM, Fermin Roland. BRAZ, Marlene. Introdução à Bioética. Disponível em: http://www.ghente.org/bioetica/index.htm. Acesso em 23 de março de 2020.

SILVA, Michelle Mayara Praxedes. Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino: uma análise das publicações da revista nova escola. (Monografia). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2011.

ZILLMER, Eric A.; SPIERS, Mary V.; CULBERTSON, William C. Principles of Neuropsychology. 2. ed. Australia: United States, 2008.

Downloads

Publicado

2024-01-02

Como Citar

do Nascimento, F.-L. S. C., Morais, J. de S., & Carvalho Filha, F. S. S. (2024). Formação e desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas no acompanhamento do aluno com deficiência em Caxias-MA. Revista Contexto & Educação, 39(121), e13259. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13259

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde