Formação continuada de professores do ensino superior na perspectiva da inclusão educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13370

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino Superior, Educação Inclusiva, Protagonismo Docente

Resumo

A partir do paradigma da educação inclusiva, as instituições educacionais revelaram a necessidade de preparar os seus professores para atender a essa demanda. Ao chegar ao Ensino Superior, o vazio na formação docente é mais acentuado, pelo desconhecimento de como lidar com as pessoas com deficiência e com necessidades educacionais específicas. Objetivou-se descrever a vivência sobre formação continuada de professores universitários, na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, na forma de relato de experiência sobre formação continuada de professores universitários, na perspectiva da educação inclusiva, numa vivência em contexto histórico-social e cultural dos programas/eventos desenvolvidos com a participação das autoras. As experiências ocorreram em uma universidade privada do Nordeste brasileiro, de 2013 a 2019. Destacaram-se duas experiências: um serviço de apoio psicopedagógico e um programa de desenvolvimento profissional dos docentes. As estratégias de mediação, desde o acolhimento até o encerramento de cada curso, módulo ou oficina, foram determinantes para a promoção da inclusão educacional na universidade, ao proporcionarem momentos de desenvolvimento de ações colaborativas, que determinaram o protagonismo e a autonomia dos participantes dessa formação continuada. A formação continuada que mediamos visou ao protagonismo docente na construção colaborativa de soluções para situações diferenciadas inerentes à práxis pedagógica dos participantes.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Joca, T. T., Munguba, M. C., & Porto, C. M. V. (2023). Formação continuada de professores do ensino superior na perspectiva da inclusão educacional. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e13370. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13370

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho