Formação continuada de professores do ensino superior na perspectiva da inclusão educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13370

Palabras clave:

Formação de Professores, Ensino Superior, Educação Inclusiva, Protagonismo Docente

Resumen

A partir do paradigma da educação inclusiva, as instituições educacionais revelaram a necessidade de preparar os seus professores para atender a essa demanda. Ao chegar ao Ensino Superior, o vazio na formação docente é mais acentuado, pelo desconhecimento de como lidar com as pessoas com deficiência e com necessidades educacionais específicas. Objetivou-se descrever a vivência sobre formação continuada de professores universitários, na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, na forma de relato de experiência sobre formação continuada de professores universitários, na perspectiva da educação inclusiva, numa vivência em contexto histórico-social e cultural dos programas/eventos desenvolvidos com a participação das autoras. As experiências ocorreram em uma universidade privada do Nordeste brasileiro, de 2013 a 2019. Destacaram-se duas experiências: um serviço de apoio psicopedagógico e um programa de desenvolvimento profissional dos docentes. As estratégias de mediação, desde o acolhimento até o encerramento de cada curso, módulo ou oficina, foram determinantes para a promoção da inclusão educacional na universidade, ao proporcionarem momentos de desenvolvimento de ações colaborativas, que determinaram o protagonismo e a autonomia dos participantes dessa formação continuada. A formação continuada que mediamos visou ao protagonismo docente na construção colaborativa de soluções para situações diferenciadas inerentes à práxis pedagógica dos participantes.

Citas

ALBUQUERQUE, Sandra Helena de Carvalho; PORTO, Chrystiane Maria Veras; NUTO, Sharmênia de Araújo Soares; BRAID, Liana Maria Carvalho; GONDIM, Darcy Mayra Furtado. Como desenhar um módulo no currículo integrado? A proposta elaborada pelo CCS da Unifor. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 7., 2015, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Unifor, v. 1. p. 1-11, 2015.

ALCÂNTARA, Alessandra; PEREIRA, Elane; SÁ, Henrique Luís do Carmo. Ensinando e aprendendo: os fundamentos da docência no ensino superior. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2017.

ANASTASIOU, Léa das Graças; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade. 10. ed. Joinvile: Univille, 2015.

ARAÚJO, Laura Filomena Santos de et al. Diário de pesquisa e suas potencialidades na pesquisa qualitativa em saúde. Revista Brasileira Pesquisa Saúde, v. 15, n. 3, p. 53-61, jul./set. 2013.

BARBA-MARTÍN, Raúl Alberto; BARBA, José Juan; SCOTT, Suyapa Martínez. La formación continua colaborativa a través de la investigación-acción. Una forma de cambiar las prácticas de aula. Contextos Educativos – Revista de Educación, n. 19, p. 161-175, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BISOL, Cláudia Alquati; PEGORINI, Nicole Naji; VALENTINI, Carla Beatris. Pensar a deficiência a partir dos modelos médico, social e pós-social. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 1, p. 87-100, jan./abr., 2017.

BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; SILVA, Solange Cristina da; GOMES, Débora Marques; BECHE, Rose Clér Estivalete. Estudos da deficiência na educação: reflexões sobre o capacitismo no ensino superior. In: GESSER, Marivete; BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; LOPES, Paula Helena (org.). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, 2020. p. 211-225.

BRAGA, Janine de Carvalho Ferreira; FEITOSA, Gustavo Raposo Pereira. Direito à educação da pessoa com deficiência: transformações normativas e a expansão da inclusão no Brasil. Revista Direitos Humanos e Democracia, v. 4, n. 8, p. 310-370, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Federal nº 13.146. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.%201%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais.

BRASIL. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.

CALIXTO, Francisca Graziele Costa; SOARES, Stela Lopes; VASCONCELOS, Francisco Ullissis Paixão. A aprendizagem e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: uma análise da produção brasileira. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 113, p. 74-84, fev. 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.74-84. Acesso em: 25 jul. 2021.

CAMPBELL, Fiona Kumari. Contours of ableism – the production of disability and abledness. London: Palgrave Macmillan, 2009.

DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

DINIZ, Debora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.

FRANÇA, Tiago Henrique. A normalidade: uma breve introdução à história social da deficiência. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 6, n. 11, p. 105-123, 2014.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. O Papel da universidade frente às políticas públicas para educação inclusiva. Revista Benjamim Constant, ano 10, n. 29, p. 3-8, 2004.

GONÇALVES, A. M. A prática docente e a utilização de metodologias ativas na educação técnica profissional. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, SP, Brasil, 2020.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Los retos educativos del presente y del futuro. La sociedad cambia¿ y el profesorado?. Revista internacional de formação de professores, v. 1, n. 1, p.121-129, 2016.

ISHIKAWA, K. Guide to quality control. Tokyo: Asian Productivity Organisation, 1976.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual básico. 12. ed. Tradução Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. p. 90-113.

LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Jociane Marthendal Oliveira. A formação de professores e a educação inclusiva. Docent Discunt, v. 1, n. 1, p. 63-70, 2020.

MARINI, Thereza. A função do ensino e a formação do professor universitário. São Paulo: Paulus, 2013. (Coleção Educação Superior).

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2015.

MORAES, Marcia; MASCARENHAS, Luiza Teles et al. Introdução. In: MORAES, Marcia et al. (ed.). Deficiência em questão: para uma crise da normalidade. Rio de Janeiro: Nau, 2017. p. 9-19.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: PROEX/UEPG, 2015. (Coleção Mídias Contemporâneas).

MUNGUBA, Marilene Calderaro; JOCA, Terezinha Teixeira. Educação inclusiva - respeito às diferenças e exercício da cidadania em Instituição de Educação Terciária. Polyphonia, v. 3, p. 187-198, 2019.

MUNGUBA, Marilene Calderaro; JOCA, Terezinha Teixeira; SILVA, Rafaelly Naira da. MEDIA - Investimento na formação em serviço do professor para a acessibilidade e inclusão no Ensino Superior. In: JOCA, Terezinha Teixeira; MUNGUBA, Marilene Calderaro; CARVALHO, Débora Rocha; ALMEIDA , Natália dos Santos; SILVA, Evelyn Cristine Freitas. (Org.). Nuances da Inclusão no Ensino Superior. Jundiaí: Paco Editorial, 2018, p. 183-198.

RHODEN, Valmor; RHODEN, Juliana Lima Moreira. O perfil do professor e a política de formação continuada dos docentes da Unipampa. Revista Contexto & Educação, v. 32, n. 103, p. 29, dez. 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.29-54. Acesso em: 25 jul. 2021.

SÁ, Henrique Luiz do Carmo. Em direção a um processo mais inclusivo na educação superior, para além da retórica. In: JOCA, Terezinha Teixeira et al. Nuances da inclusão no ensino superior. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. p. 9-12.

SANTOS, Wederson. Deficiência, desigualdade e assistência social: o Brasil e o debate internacional. In: DINIZ, Debora; SANTOS, Wederson (org.). Deficiência e discriminação. Brasília: Letras Livres, 2010. p. 117-141.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2016.

SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Instrumento de avaliação de cursos de graduação: presencial e a distância. Reconhecimento renovação de reconhecimento. Brasília: Inep/MEC, 2017.

TEÓFILO, Maria Zilma da Silva; ALVES, Maria Rosangela Correia; CAETANO, Luis Miguel Dias. Motivação, formação e recursos didáticos no processo de inclusão. In: XAVIER, Antônio Roberto; LIMA et al. (org.). Educação inclusiva: diversidade e direitos humanos. Fortaleza: Imprece, 2019. p. 382-390.

UNESCO. Marco da educação 2030: Declaração de Incheon. Incheon, Coréia do Sul: Unesco, 2015.

UNESCO. Desafios e perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década: 2011-2020. Brasília: Unesco, CNE, MEC, 2012.

Publicado

2023-12-18

Cómo citar

Joca, T. T., Munguba, M. C., & Porto, C. M. V. (2023). Formação continuada de professores do ensino superior na perspectiva da inclusão educacional. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e13370. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13370

Número

Sección

Educação, Currículo e Trabalho