As interações culturais entre as crianças imigrantes com seus pares na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13699

Palavras-chave:

Criança, Imigrante, Sociologia da Infância, Educação Infantil

Resumo

A pesquisa apresentada teve como objetivo compreender como se dão as interações culturais entre as crianças imigrantes com seus pares nos tempos e espaços de um Centro de Educação Infantil Municipal, por meio do que as próprias crianças têm a dizer. Participaram do estudo 16 crianças de quatro e cinco anos. Para produção dos dados, utilizou-se observações, rodas de conversas, desenhos, brincadeiras e contação de história. Os resultados, analisados a luz da sociologia da infância, indicam que o acolhimento e a interação entre pares se mostraram presentes no contexto escolar estudado, mesmo sem a instituição prever ações específicas para tanto, sendo a brincadeira a grande mediadora destas interações, configurando-se como uma forma de linguagem entre as crianças. Conclui-se que a escola tem papel fundamental na inclusão social destas crianças, mas que é importante que elas tenham, para além do direito de estar na escola, o direito de participar, de serem ouvidas e de terem sua cultura valorizada.

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

Santolin, V., dal Magro, M. L. P., & Marques, C. M. (2024). As interações culturais entre as crianças imigrantes com seus pares na educação infantil . Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13699. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13699

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação