Diálogos entre biologia e educação física para compreensão do corpo humano integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13716

Palavras-chave:

ensino, corpo humano, prática de ensino de Biologia, Educação Física

Resumo

Nossa motivação emergiu de como o corpo humano é abordado no ensino escolar formal pelas disciplinas de Biologia e de Educação Física que, historicamente, o restringiram às áreas anatômica e fisiológica. Este texto explorou a elaboração e a aplicação de uma sequência didática a partir de uma abordagem metodológica qualitativa em uma turma do segundo ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Química do Cefet/RJ, Valença, RJ, Brasil. Como objetivo, apresentamos uma sequência didática para construção de uma percepção integrada e dinâmica do corpo dividida em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Os dados foram registrados a partir de atividades teórico-práticas desenvolvidas na plataforma Microsoft Teams®. Os resultados e as discussões foram apresentados em três tópicos: saberes prévios dos/as estudantes; atividades práticas sobre sensações internas e externas corporais por meio das variações nos ritmos respiratório e cardíaco; e análise dos/as estudantes de seu entorno e suas proposições interventoras para um corpo humano integrado e coletivo. Os dados mostraram que os/as estudantes tenderam, inicialmente, a um afastamento da percepção integrada do corpo e que, conforme desenvolveram as atividades, agregaram outras percepções para além da dimensão biológica, como atividades de autoconhecimento, de bem-estar psicológico, de cuidado ambiental e de saúde coletiva.

Referências

ARCÀ, Maria; GUIDONI, Pablo; MAZZOLI, Paolo. Enseñar Ciencia – como empezar: reflexiones para una educación de base. Barcelona; Buenos Aires: Paidos, 1990.

BARROS, Bruna Cury de; MARINI, Carolina; REALI; Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Práticas de ensino na pandemia: uma visão a partir do desenvolvimento bioecológico. Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, ano 37, n. 119, p. 1-20, 2022.

CARVALHO, Yara Maria. Educação Física e Filosofia. In: CARVALHO, Y. M.; RUBIO, K. (org.). Educação Física e Ciências Humanas. Campinas: Hucitec, 2001. p. 89-101.

DA MATTA, Roberto. O ofício de etnólogo, ou como ter "Anthropological Blues". In: NUNES, Edson de Oliveira (org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. p. 23-35.

DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. 13. ed. Campinas: Papirus, 2009.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

ENGLE, Randi; CONANT, Faith. Guiding Principles for Fostering Productive Disciplinary Engagement: explaining an emergent argument in a community of learners’ classroom. Cognition and Instruction, Lawrence Erlbaum Associates Inc., v. 20, n. 4, 2002, p. 399-483.

FOOTE-WHYTE, William. Treinando a observação participante. In: ZALUAR, Alba. (org.). Desvendando máscaras sociais. São Paulo: Francisco Alves, 1980. p. 77-86.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F.; GOELLNER, S. V. (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 30-42.

GROLLMUS, Nicolás Schöngut; TARRÉS, Joan Pujol. Stories about Methodology: Diffracting Narrative Research Experiences. Forum Qualitative Sozialforschung; Forum: Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, 2015. DOI: https://doi.org/10.17169/fqs-16.2.2207

KRASILCHIK, Míriam. Prática de ensino de biologia. 4. ed. revisada e ampliada, 5ª reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Sousa (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 9-29.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MUENCHEN, Cristian; DELIZOICOV, Demétrio. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência e Educação. v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.

RODRIGUES, José Carlos. Tabu do corpo. 7. ed., rev. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. É possível realizar uma história do corpo? In: SOARES, C. L. (org.). Corpo e história. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-23.

ROSA, Suiane da Ewerling da; COSTA, Itana da Purificação; GOMES, Lucélia Avelino. Caminhos para repensar o currículo escolar: olhares a partir das articulações ciência, cultura e arte. Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, ano 36, n. 113, p. 163-182, 2021.

SOARES, Carmen Lúcia. Corpo, conhecimento e educação – notas esparsas. In: SOARES, Carmen Lúcia (org.). Corpo e história. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p. 109-130.

SOARES, Carmen Lúcia; FRAGA, Alex Branco. Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes às carnes humanas alinhadas. In: Pro-Posição, v. 14, n. 2 (41), p. 77-90, maio/ago. 2003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643887/11357. Acesso em: 17 set. 2021.

SOARES, Carmen Lúcia; TERRA, Vinicius. Lições de anatomia: geografias do olhar. In: SOARES, C. (org.). Pesquisas sobre o corpo: ciências humanas e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 101-116.

VARGAS, Eliane Portes. A favor da diversidade: ensaio sobre saberes nas pesquisas em saúde focalizando o corpo. In: PRADO, Shirley Donizete et al. Estudos socioculturais em alimentação e saúde: saberes em rede. Rio de Janeiro: Eduerj, 2016. p. 17-32.

VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. p. 121-132.

VÍCTORA, Ceres Gomes; KNAUTH, Daniela Riva; HASSEN, Maria de Nazareth Agra. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo editorial, 2000.

ZABALA, Antoni. Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

de Souza, G. O., & de Castro, J. N. (2023). Diálogos entre biologia e educação física para compreensão do corpo humano integrado. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e13716. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13716

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde