Diálogos entre biologia e educação física para compreensão do corpo humano integrado
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13716Palabras clave:
ensino, corpo humano, prática de ensino de Biologia, Educação FísicaResumen
Nossa motivação emergiu de como o corpo humano é abordado no ensino escolar formal pelas disciplinas de Biologia e de Educação Física que, historicamente, o restringiram às áreas anatômica e fisiológica. Este texto explorou a elaboração e a aplicação de uma sequência didática a partir de uma abordagem metodológica qualitativa em uma turma do segundo ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Química do Cefet/RJ, Valença, RJ, Brasil. Como objetivo, apresentamos uma sequência didática para construção de uma percepção integrada e dinâmica do corpo dividida em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Os dados foram registrados a partir de atividades teórico-práticas desenvolvidas na plataforma Microsoft Teams®. Os resultados e as discussões foram apresentados em três tópicos: saberes prévios dos/as estudantes; atividades práticas sobre sensações internas e externas corporais por meio das variações nos ritmos respiratório e cardíaco; e análise dos/as estudantes de seu entorno e suas proposições interventoras para um corpo humano integrado e coletivo. Os dados mostraram que os/as estudantes tenderam, inicialmente, a um afastamento da percepção integrada do corpo e que, conforme desenvolveram as atividades, agregaram outras percepções para além da dimensão biológica, como atividades de autoconhecimento, de bem-estar psicológico, de cuidado ambiental e de saúde coletiva.
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