O uso do aplicativo padlet como recurso pedagógico digital para mediar a aprendizagem no ensino tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13754

Palavras-chave:

Ensino Tecnológico, Tecnologia Educacional, Práticas Educativas, Padlet

Resumo

A aplicação de práticas pedagógicas com tecnologias digitais na educação está inclusa nas normativas da legislação brasileira e isso possibilita atividades de ensino e aprendizagem hodiernos. Diante da emergente necessidade de uso de recursos eletrônicos, o presente artigo tencionou analisar um exercício acadêmico mediado em um mural digital de modo a contribuir na formação de professores de pós-graduação em ensino tecnológico. O estudo objetivou relatar uma experiência de prática pedagógica sobre a conceituação de ensino tecnológico e a construção colaborativa mediada em mural digital. No percurso metodológico, foi uma pesquisa qualitativa, descritiva, com resultados em análise de conteúdo. Os participantes do estudo foram vinte e sete estudantes de mestrado e doutorado de um curso de pós-graduação de uma instituição de ensino superior pública sediada em Manaus, Amazonas. A coleta ocorreu em dois momentos: a exibição de um vídeo e o entendimento mediado no mural Padlet, na internet. Os resultados auferidos demonstraram a efetiva colaboração no recurso digital e a mediação do saber. De modo conclusivo, destacamos as possibilidades de interação do recurso eletrônico a partir das evidências estabelecidas com as respostas crítica e reflexivas dos participantes.

Referências

ALFONSO-GOLDFABER, Ana Maria. O que é história da ciência. 1ª ed. São Paulo. Brasiliense, 1994.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo.; TREVISANI, Fernando de Melo. Personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo.; TREVISANI, Fernando de Melo (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, Edição do Kindle, 2015.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 5 ed. Tradução de Luís Antero Rosa e Augusto Pinheiro. Lisboa, Edições 70, 2018.

BAZZO, Walter Antônio. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 3ª ed. rev. Florianópolis. Ed. da UFSC, 2011.

BAZZO, Walter Antonio; SOUZA, Ana Cristina Ribeiro. Cruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v.8, p. 1-14, n. jan/dez, 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES. Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Diário Oficial da União, 23/dez, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BAUER, Martins W. AARTS, Bas. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. 13 ed. Petrópolis: RJ: Vozes, 2015.

BUSH, Vannevar. As we may think. Atlantic Monthly, USA, v. 176, n.1, p. 101-108, 1945. Disponível em: https://www.theatlantic.com/magazine/archive/1945/07/as-we-may-think/303881/ Acesso em: 14 abr. 2022.

CARVALHO, Silva Meirilany Pereira; SANTOS, Marcelo Anderson Batista. Tecnologias digitais, mocinhas ou vilãs? olhares sobre o impacto na cognição dos estudantes. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 7, p 1-17, n. jan/dez, 2021.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CEPAL; UNESCO. La educación em tiempos de la pandemia de COVID-19, 2020. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45904/1/S2000510_es.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

DA SILVA MONTEIRO, Jean Carlos. PADLET: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. Revista Encantar, Bom Jesus da Lapa, Bahia. v. 2, p. 01-11, n.jan/dez, 2020.

DOS SANTOS, Rodrigo Otávio; MOSER, Alvino; LIMA, Thereza. Hipertexto como mediador pedagógico. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, p. 792-808, n. 61, 2019.

EDUCAÇÃO, T. I. C. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2020: edição COVID-19. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021.

GERIN, Cíntia Soares; PRIOTTO, Elis Maria Teixeira Palma; MOURA, Fernanda Carminati. Geração Z: A influência da tecnologia nos hábitos e características de adolescentes. Revista Valore, v. 3, p. 726-734 (Edição Especial), 2018.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. Tradução de Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologia: o novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MORAN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo.; TREVISANI, Fernando de Melo (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, Edição do Kindle, 2015.

MOREIRA, Marco Antônio. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

NELSON, Theodor Holm. Xanalogical structure, needed now more than ever: parallel documents, deep links to content, deep versioning, and deep re-use. ACM Computing Surveys (CSUR), New York, v. 31, n. 4es, p. 1-32, 1999.

NORONHA, Evelyn Lauria; JUNIOR, José Cavalcante Lacerda. As Tecnologias Educacionais na Formação Docente. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 118, p. e12674-e12674, 2022.

NUNES, Andrea Karla Ferreia; DOS SANTOS LIMA, Iris Christina. Hipertexto na visão de sentidos múltiplos no mundo tecnológico. Revista EDaPECI, Sergipe, v. 18, n. 1, p. 71-76, 2018.

PACKER, Randall; JORDAN, Ken. Multimedia: From Wagner to Virtual Reality, NW Norton and Company Ltd: New York, 2001.

PEREIRA, Danilo Moura; SILVA, Girlane Santos. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Vitória da Conquista, Bahia, v. 7, p. 151-174, n. jul/dez, 2010.

RIBEIRO, Jéssica Raquel Pereira; RANGEL, Moço Rangel.; BARCELOS, Gilmara Teixeira Barcelos. O uso pedagógico das Tecnologias Digitais: competências digitais na formação inicial de pedagogos por meio de um curso híbrido. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 7, p. 1-19, n. jan./dez, 2021.

SÁNCHEZ, Olga Del Rio; OSÉS, Pablo Martínez; MARTÍNEZ-GÓMEZ, Raquel; PÉRES, Silvia M. TIC para o desenvolvimento sustentável. Recomendações de políticas públicas que garantem direitos. Montevidéu: Unesco, 2018.

SARTORI, Ademilde Silveira; HUNG, Elias Said; MOREIRA, Patrícia Justo. Uso das TICs como ferramentas de ensino e aprendizagem: notas para uma prática pedagógica educomunicativa. Caso Florianópolis 2013/2014. Revista contexto & educação, v. 31, n. 98, p. 133-152, 2016.

SILVA, Selma Colonna de Oliveira. Formação Inicial de Professores e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: busca de padrões orientadores. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2014.

TREVISANI, Fernando de Melo (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, Edição do Kindle.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998, reimpressão: 2008.

Downloads

Publicado

2024-01-02

Como Citar

de Oliveira, E. do N. S., Galvão, L. M., & Ribeiro de Souza , A. C. (2024). O uso do aplicativo padlet como recurso pedagógico digital para mediar a aprendizagem no ensino tecnológico. Revista Contexto & Educação, 39(121), e13754. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13754

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes