O uso do aplicativo padlet como recurso pedagógico digital para mediar a aprendizagem no ensino tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13754

Palavras-chave:

Ensino Tecnológico, Tecnologia Educacional, Práticas Educativas, Padlet

Resumo

A aplicação de práticas pedagógicas com tecnologias digitais na educação está inclusa nas normativas da legislação brasileira e isso possibilita atividades de ensino e aprendizagem hodiernos. Diante da emergente necessidade de uso de recursos eletrônicos, o presente artigo tencionou analisar um exercício acadêmico mediado em um mural digital de modo a contribuir na formação de professores de pós-graduação em ensino tecnológico. O estudo objetivou relatar uma experiência de prática pedagógica sobre a conceituação de ensino tecnológico e a construção colaborativa mediada em mural digital. No percurso metodológico, foi uma pesquisa qualitativa, descritiva, com resultados em análise de conteúdo. Os participantes do estudo foram vinte e sete estudantes de mestrado e doutorado de um curso de pós-graduação de uma instituição de ensino superior pública sediada em Manaus, Amazonas. A coleta ocorreu em dois momentos: a exibição de um vídeo e o entendimento mediado no mural Padlet, na internet. Os resultados auferidos demonstraram a efetiva colaboração no recurso digital e a mediação do saber. De modo conclusivo, destacamos as possibilidades de interação do recurso eletrônico a partir das evidências estabelecidas com as respostas crítica e reflexivas dos participantes.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

de Oliveira, E. do N. S., Galvão, L. M., & Ribeiro de Souza , A. C. (2024). O uso do aplicativo padlet como recurso pedagógico digital para mediar a aprendizagem no ensino tecnológico. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13754. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13754

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes