A avaliação da aprendizagem durante o ensino remoto imposto pela pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14253Palavras-chave:
avaliação da aprendizagem, ensino de ciências, ensino remotoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar como se deu a avaliação da aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ durante o ensino remoto emergencial, imposto em decorrência da pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo que iniciou com uma revisão bibliográfica, onde foi apresentado o panorama da pandemia e os desafios na área da educação, bem como situou a avaliação no contexto da pesquisa. Em seguida, foram destacadas a percepção dos professores que atuam nos cursos de Licenciatura em física e química no IFRJ sobre o assunto. A análise foi realizada a partir de autores como Freire (2014), Hoffman (2003), Luckesi (2008), Perrenoud (2000) e Dantas (2017). Os dados mostraram avanços em relação à avaliação da aprendizagem, uma vez que historicamente, o ensino de ciências tem pautado suas práticas avaliativas em concepções tradicionais de ensino. O uso de instrumentos avaliativos diferenciados em detrimento da prova, o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem são questões trazidas na pesquisa que merecem ser discutidas para favorecer a manutenção de tais práticas no contexto presencial, híbrido ou remoto.
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