A avaliação da aprendizagem durante o ensino remoto imposto pela pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14253Palavras-chave:
avaliação da aprendizagem, ensino de ciências, ensino remotoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar como se deu a avaliação da aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ durante o ensino remoto emergencial imposto em decorrência da pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo que iniciou com uma revisão bibliográfica, quando foi apresentado o panorama da pandemia e os desafios na área da educação, bem como situou a avaliação no contexto da pesquisa. Em seguida foram destacadas a percepção dos professores que atuam nos cursos de Licenciatura em física e química no IFRJ sobre o assunto. A análise foi realizada a partir de autores como Freire (2014), Hoffman (2003), Luckesi (2008), Perrenoud (2000) e Dantas, Santos e Massoni (2017). Os dados mostraram avanços em relação à avaliação da aprendizagem, uma vez que, historicamente, o ensino de ciências tem pautado suas práticas avaliativas em concepções tradicionais de ensino. O uso de instrumentos avaliativos diferenciados em detrimento da prova e o emprego de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem são questões trazidas na pesquisa que merecem ser discutidas para favorecer a manutenção de tais práticas no contexto presencial, híbrido ou remoto.
Referências
BARDIN Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Ediáres 70, 2009.
CLARO, Ana Lúcia Araújo; BARCIA, Lisandra Babiresk; PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Prática educativa: reflexão do professor na perspectiva freiriana no contexto da pandemia: Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 37, n. 116, p. 76-89, 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12670
COVID SAÚDE. Painel Coronavírus. 2022. Disponível em: Coronavírus Brasil (saude.gov.br). Acesso em: 1º ago. 2022.
DANTAS, Claudio; SANTOS, Flávia; MASSONI, Neusa. Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica: uma temática com muitas questões em aberto. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 1-45, abr./jun. 2017.
FERNANDES, Claudia Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos. Indagações sobre o currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica, 2008.
FIOCRUZ. Vacinação contra Covid no Brasil completa um ano. 2022. Disponível em: Vacinação contra a Covid-19 no Brasil completa um ano (fiocruz.br). Acesso em: 1º ago. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FURTADO, Cristiane; WIRZBICKI, Sandra Maria. Avaliação da aprendizagem: concepções e aspectos de licenciandos de um curso de ciências biológicas. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 116, p. 403-420, 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.9666
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
GREENHALGH, Trisha; KOH, Gerald Choon; CAR, Josip. Covid-19: avaliação remota em Atenção Primária à Saúde. Rev. Bras. Med. Fam. Comunidade, v. 15, n. 42, p. 2.461, 2020.
HOFFMANN. Jussara Maria. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. 27. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003.
IFRJ. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação IFRJ. 2018. Disponível em https://portal.ifrj.edu.br/cursos-graduacao. Acesso em: 2 fev. 2022.
IFRJ. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Regulamento de Ensino de Graduação. 2015. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/conselho-superior/2015. Acesso em: 27 abr. 2021.
IFRJ. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Diretrizes para o Desenvolvimento de APNPs no Âmbito dos Cursos de Graduação do IFRJ em Decorrência da Covid-19. 2021. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/conselho-superior/2021. Acesso em: 22 fev. 2022.
IFRJ. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Diretrizes para o Desenvolvimento de APNPs no Âmbito dos Cursos de Graduação do IFRJ em Decorrência da Covid-19. 2020. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/conselho-superior/2020. Acesso em: 22 fev. 2022.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2019.
MEC. Ministério da Educação. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Portal do Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/90771-covid-19. Acesso em: 8 jun. 2020.
OPAS. Organização Pan Americana de Saúde. Histórico da pandemia de Covid-19. 2022. Disponível em: Histórico da pandemia de COVID-19 - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org). Acesso em: 1º ago. 2022.
PERRENOUD, Philippe. A avaliação entre duas lógicas. In: PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Construção do conhecimento e ensino de ciências: o modelo de transmissão-recepção e o ensino de ciências. Em Aberto, Brasília, n. 55, 1992.
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança- por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003.
VASCONCELOS, Maria Lucia Marcondes; BRITO, Regina Helena Pires. Conceito de educação em Paulo Freire. 5. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2006.
VIANNA, Heraldo Marelin. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Meta: Avaliação, v. 1, n. 1, p. 11-27, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02820032168
VILLAS BÔAS, Benigna Freitas. Avaliação formativa: em busca do desenvolvimento do aluno, do professor e da escola. In: VEIGA, Ilma Passos; FONSECA, Marília (org.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas: Papirus, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).