Resiliência profissional em contextos de risco: Um programa de intervenção para educadores sociais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.14322Palavras-chave:
Educador Social, Resiliência, Intervenções psicoeducativas, Metodologia experiencialResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um modelo de programa de intervenção para promoção da resiliência profissional em educadores sociais. A intervenção foi elaborada a partir da associação da Inserção Ecológica e da Metodologia Experiencial. Dez educadores participaram de quatro módulos temáticos. Para análises dos resultados utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados com suporte do Atlas.ti. Os eixos de análise concentraram-se em: Estrutura da Rotina Institucional, Comunicações Interpessoais e Práticas de Cuidado. As atividades do Programa evidenciaram os desejos de potencializar as interações proximais com motivação, humor e esperança. Constatou- se, ainda, o aumento das expectativas positivas e confiança nos projetos de futuro em crianças e adolescentes. O componente lúdico e afetivo nas inter-relações foi qualificado, bem como a eficiência nas vias de comunicação com os residentes. Esses são fatores de proteção em ambiente de trabalho institucional essenciais na resiliência profissional.
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