Resiliência profissional em contextos de risco: Um programa de intervenção para educadores sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.14322

Palavras-chave:

Educador Social, Resiliência, Intervenções psicoeducativas, Metodologia experiencial

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um modelo de programa de intervenção para promoção da resiliência profissional em educadores sociais. A intervenção foi elaborada a partir da associação da Inserção Ecológica e da Metodologia Experiencial. Dez educadores participaram de 4 módulos temáticos. Para análises dos resultados utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados com suporte do Atlas.ti. Os eixos de análise concentraram-se em: Estrutura da Rotina Institucional, Comunicações interpessoais e Práticas de cuidado. As atividades do Programa evidenciaram os desejos de potencializar as interações proximais com motivação, humor e esperança. Constatou- se, ainda, o aumento das expectativas positivas e confiança nos projetos de futuro em crianças e adolescentes. O componente lúdico e afetivo nas inter-relações foi qualificado, bem como a eficiência nas vias de comunicação com os residentes. Esses são fatores de proteção em ambiente de trabalho institucional essenciais na resiliência profissional.  

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Bersch, Ângela A. S., Yunes, M. A. M., & Mendes Garcia , N. (2025). Resiliência profissional em contextos de risco: Um programa de intervenção para educadores sociais. Revista Contexto &Amp; Educação, 40(122), e14322. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.14322

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes