A fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty a partir do corpo e a educação (em ciências)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14366

Palavras-chave:

Fenomenologia, Merleau-Ponty, Educação, Educação em Ciências

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a Fenomenologia da Percepção e da Corporeidade de Merleau-Ponty e suas influências na Educação (em Ciências). Iniciamos apresentando a Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, elaborada a partir de suas compreensões sobre a obra Ideias II de Husserl e sua influência da teoria Gestalt. Para Merleau-Ponty, a percepção do mundo só pode acontecer a partir do Corpo, por isso, sua fenomenologia é conhecida como Fenomenologia da Corporeidade. Nela Merleau-Ponty apresenta três tipos de Corpo: o corpo objeto, o Corpo sujeito e o Corpo próprio ou vivido, este último, é um Corpo que sente, percebe, vive e experiencia, por isso, é primordial nas nossas relações com o mundo. Uma vez que é pelo Corpo que experienciamos o mundo, mostramos como ele se apresenta na Educação (em Ciências). Percebemos nela, a necessidade da corporeidade em sala de aula para aproximar os fenômenos percebidos à existência dos alunos. Assim, defendemos que abordagem fenomenológica é um caminho educacional que possibilita a percepção do mundo-escola-vida a partir das nossas experiências corporais, da nossa interação com o outro e com o mundo em que vivemos.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

dos Santos, V. A. A., & de Sousa, R. S. (2024). A fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty a partir do corpo e a educação (em ciências). Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14366. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14366

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Geral