Ser homem nas quebradas: um olhar sobre videoclipes de grupos musicais de rap e rock do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14408Palavras-chave:
Masculinidades, Juventudes, Música, Estudos CulturaisResumo
Neste artigo buscamos investigar as representações de masculinidades juvenis contemporâneas visibilizadas em dois videoclipes de grupos musicais compartilhados em páginas do Facebook direcionadas ao público do rock e rap de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul/RS. Para tanto, no texto estabelecemos algumas conexões com os Estudos Culturais nas suas vertentes pós-estruturalistas, bem como com os Estudos de Gênero e das Masculinidades. Em ambos os videoclipes, identificamos jovens que são subjetivados por suas vivências locais, as quais são marcadas pela violência e criminalidade. Dessa forma, encontramos representações de masculinidades juvenis contestadoras no que se refere às suas realidades sociais, além de resistentes às práticas que delimitam seus modos de ser e de viver. Esses grupos musicais tensionam as ações violentas do Estado e a criminalidade presente em suas quebradas, as quais atingem a vida cotidiana de seus pares.
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