Being a man in the hoods: a look at video clips of rap and rock music groups from the south of Brazil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14408Keywords:
Masculinities, Youths, Music, Cultural StudiesAbstract
In this article, we aim to investigate the representations of contemporary youthful masculinities made visible in two video clips of musical groups, shared on Facebook pages targeting rock and rap audiences of a city in the interior of Rio Grande do Sul/RS. Therefore, in the text we establish some connections with Cultural Studies in their post-structuralist aspects, as well as with Gender and Masculinity Studies. In both video clips, we identify young people who are subjectivized by their local experiences, which are marked by violence and criminality. In this way, we found representations of contesting youthful masculinities, regarding to their social realities, in addition representations of resistant youthful masculinities to the practices that delimit their ways of being and living. These musical groups stress the violent actions of the State and the criminality present in their hoods, which affect the daily life of their peers.
References
ANDRADE, Sandra; MEYER, Dagmar. Juventudes, moratória social e gênero: flutuações identitárias e(m) histórias narradas. Educar em Revista, v. Edição Especial, n. 1, p. 85-99, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/hT39pphnhSjW5DyJgz73CdB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2023.
BOGÉA, Arthur Furtado; NUNES, Iran de Maria Leitão. Os discursos normativos de gênero configurando masculinidades no espaço escolar. Civitas: Revista de Ciências Sociais, v. 22, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/civitas/article/view/41072. Acesso em: 10 jan. 2023.
BRITO, Leandro Teofilo de. Enfrentar o vírus como homem e não como moleque: quando a masculinidade tóxica se torna genocida. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 2, p. 150-162, 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62923. Acesso em: 22 dez. 2022.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CERQUEIRA, Daniel. Atlas da violência 2021. São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicacoes. Acesso em: 5 dez. 2022.
COLLING, Ana Maria. Gênero e história: um diálogo possível? Contexto & Educação, n. 71/72, p. 29-43, 2004. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1131. Acesso em: 14 jul. 2023.
CONNEL, Robert W. Políticas da masculinidade. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71725. Acesso em: 7 maio 2023.
CONNELL, Robert W.; MESSERSCHMIDT, James W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, v. 21, n. 1, p. 241-282, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2013000100014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 7 maio 2023.
CORNEAU, Guy. Paternidade e masculinidade. In: NOLASCO, Socrates (org.). A desconstrução do masculino. Rio de Janeiro: Rocco, 1995. p. 43-52.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 40-52, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 7 maio 2023.
DAYRELL, Juarez. O rap e o funk na socialização da juventude. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 117-136, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022002000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 7 maio 2023.
FEIXA, Carles. A construção histórica da juventude. In: CACCIA-BAVA, Augusto; PAMPOLS, Carles Feixa; CANGAS, Yanko Gonzales (org.). Jovens na América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, 2004. p. 183-255.
FEIXA, Carles. De jovenes, bandas y tribus: antropologia de la juventud. 1. ed. Barcelona: Editorial Ariel, 1999.
FORECHI, Marcilene; SANTOS, Karla Natario dos; CONSTANTE, Fernanda Lery Pereira. Concepções teóricas na propaganda. Porto Alegre: Sagah, 2018.
GONZÁLEZ, Daniel Guzmán. Rock, identidad e interculturalidad. Revista de Ciencias Sociales, v. 18, p. 33-42, jan. 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/509/50901805.pdf. Acesso em: 7 nov. 2022.
GROPPO, Luis Antonio. Juventudes: sociologia, cultura e movimentos. Alfenas, MG: Universidade Federal de Alfenas, 2016.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71361. Acesso em: 21 jul. 2023.
HALL, Stuart; JEFFERSON, Tony. Rituales de resistencia: subculturas juveniles en la Gran Bretaña de postguerra. Madrid: Traficante de Sueños, 2014.
MANSO, Bruno Paes. A Republica das Milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro. São Paulo: Editora Todavia, 2020.
NELSON, Cary; TREICHLER, Paula; GROSSBERG, Lawrence. Estudos culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu da Silva (org.). AlienÍgenas na sala de aula. 9. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.
OLIVEIRA, Antonio Carlos de; BRITO, Leandro Teofilo de; LOPES, Paulo Victor Leite. Masculinidades plurais. O Social em Questão, n. 55, p. 1-12, 2023. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/61434/61434.PDF. Acesso em: 14 fev. 2023.
OLIVEIRA, Roberto Camargos de. A cena alternativa do hardcore: cultura e política. Embornal: Revista Identidades e História Cultural II, v. 3, n. 6, p. 1-21, 2012. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/embornal/article/view/3193. Acesso em: 22 out. 2022.
OLIVEIRA, Francis Fonseca; SANTOS, Claudiane. Entrelaçando masculinidades e juventudes no Portal de Periódicos Capes entre 2000 e 2017. Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p. 105-128, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9510. Acesso em: 10 out. 2022.
PIMENTA, Melissa de Mattos. Masculinidades e sociabilidades: compreendendo o envolvimento de jovens com violência e criminalidade. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 7, n. 3, p. 701-730, 2022. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/117311/000965189.pdf?sequence=1. Acesso em: 22 out. 2022.
PINHEIRO, Diógenes. A cidade espetáculo e as favelas: visibilidade e invisibilidade social da juventude no Rio de Janeiro. Revista Contexto & Educação, v. 26, n. 85, p. 91-115, 2011. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/444. Acesso em: 20 jul. 2023.
ROCKEMBACH, Guilherme Rego. Construções discursivas em estudo nas mídias digitais: os youtubers fabricando modos de ser jovem. 2018. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. Disponível em: http://omp.ifsul.edu.br/index.php/repositorioinstitucional/catalog/book/203. Acesso em: 14 fev. 2023.
SANTOS, Daniel dos. Como fabricar um gangsta: masculinidades negras nos videoclipes dos Rappers Jay-z e 50 Cent. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26863. Acesso em: 14 fev. 2023.
SEFFNER, Fernando. Derivas da masculinidade: representação, identidade e diferença no âmbito da masculinidade bissexual. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/4340. Acesso em: 14 fev. 2023.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currÍculo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
VARGAS, Juliana Ribeiro de; KLEIN, Carin. Funk ostentação: masculinidades de jovens contemporâneos. In: RIZZA, Juliana Lapa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes; RIBEIRO, Paula Regina Costa et al. (org.). Tecituras sobre corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar. Rio Grande: Editora da Furg, 2019. p. 189-200.
VARGAS, Juliana. O que ouço me conduz e me produz? A constituição de feminilidades de jovens contemporâneas no espaço escolar da periferia. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/115726. Acesso em: 13 fev. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).