Escritas do norte, retratos de Ariquemes: Ações educativas de literatura na educação profissional rondoniense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14463

Palavras-chave:

Práticas de ensino, Literatura regional, Cultura, Educação

Resumo

O presente artigo, um diálogo com uma pesquisa de doutoramento, ancorado numa abordagem qualitativa, procura ampliar o debate sobre as práticas pedagógicas com as escritas literárias rondonienses no currículo do IFRO, Campus Ariquemes, mais especificamente, junto ao ensino Técnico-Médio, na tentativa de se poderem ver com outros olhos a Literatura regional do norte brasileiro. Quais as rubricas poéticas do Vale do Jamari? Os estudos de Lajolo (1984) e Candido (1999) ajudam a compreender que a Literatura sublinha as representações de mundo e as manifestações de linguagens em práticas socioculturais. Assim, este trabalho procura tirar da sombra os saberes e culturas dos sujeitos de Ariquemes, em Rondônia, no esforço de se propiciarem ações educativas relacionadas aos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na Educação Básica da Amazônia ocidental.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

Bertotti, M. de O., & Simões, R. F. (2024). Escritas do norte, retratos de Ariquemes: Ações educativas de literatura na educação profissional rondoniense. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14463. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14463

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes