A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS TEÓRICO-PRÁTICAS NA LICENCIATURA DO CEFD/UFSM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.190-214Resumo
Este estudo objetivou analisar a forma como acontece o processo de avaliação das disciplinas teórico-práticas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. A metodologia caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista não-diretiva. A interpretação das informações foi realizada através da análise de conteúdo. Os participantes foram sete professores universitários responsáveis por disciplinas teórico-práticas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Concluiu-se que: a) O PPP do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, segue o Regimento Geral da UFSM, que é frágil para um curso de Licenciatura, além de estar defasado com sua última atualização em 2005; b) A concepção de avaliação dos professores é um processo contínuo que se realiza durante o processo de ensino-aprendizagem; c) Os critérios de avaliação utilizados devem dar garantias de um processo avaliativo aberto, sem margem para questionamentos; d) A formação da aprendizagem de avaliar deve acontecer na própria universidade; e) O responsável por ensinar a avaliar é o próprio curso.
Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Formação inicial. Avaliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).