Contribuições formativas para professores de ciências/química: Diálogos entre metacognição e ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14723

Palavras-chave:

Formação de professores, modelo metacognitivo, recursos digitais

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar as possíveis contribuições formativas para professores de Ciências/Química que participaram de um curso on-line de formação continuada sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para isso, buscou-se estabelecer relações entre um modelo metacognitivo e um modelo de conhecimentos docentes como estruturação teórico-metodológica de formação docente. Adotou-se a pesquisa-ação como método de pesquisa, contando com a participação de 20 professores da rede estadual de educação do Tocantins. A produção dos dados foi obtida a partir da gravação dos encontros, seguida de transcrição das falas para analisar os elementos metacognitivos e afetivos desenvolvidos durante o curso. Os resultados, relacionados ao primeiro encontro do curso, mostram que os professores possuem conhecimentos metacognitivos no nível Pessoa sobre recursos tecnológicos, além de desenvolverem experiências metacognitivas sobre o assunto. Contudo, poucos professores avançaram na apropriação de habilidades metacognitivas no nível Tarefa x Pessoa até o final do encontro, o que poderia levar a apropriação de novos conhecimentos. Diante disso, entende-se, que embora o curso de formação contribuiu para a tomada de consciência dos próprios conhecimentos sobre o uso de recursos digitais, é preciso atingir o desenvolvimento de habilidades metacognitivas para a produção de mais conhecimentos tecnológicos pedagógicos de conteúdo.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação em Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003.

BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020.

BROWN, Ann Lesley. Metacognition, executive control, self-regulation and other more mysterious mechanisms. In: WEINERT, F.; KLUWE, R. (org.). Classroom management. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1987. p. 144-181.

DIAS, Emanuel de Oliveira. Digitalnomia: um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o ensino de química que possibilita o desenvolvimento da autonomia digital dos estudantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2020.

EFKLIDES, Anastasia. Interactions of metacognition with motivation and affect in self-regulated learning: the MASRL model. Educational Psychologist, Michigan, v. 46; n. 1, p. 6-25, 2011.

EFKLIDES, Anastasia. Metacognition and affect: What can metacognitive experiences tell us about the learning process? Educational Research Review, Regensburg, v. 1, p. 3-14, 2006.

EFKLIDES, Anastasia. Metacognition: defining its facets and levels of functioning in relation to self-regulation and co-regulation. European Psychologist, Berlin, v. 13, n. 4, p. 277-287, 2008.

EFKLIDES, Anastasia. The role of metacognitive experiences in the learning process, Psicothema, Oviedo, v. 21, n. 1, p. 76-82, 2009.

FLAVELL, John Hurley. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive developmental inquiry. American Psychologist, Washington, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.

FRANCISCO, Welington; WARTHA, Edson José; SILVA, Erivanildo Lopes da. Dos conhecimentos à regulação metacognitiva diálogos entre casos investigativos e formação continuada de professores de química. Alexandria, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 37-61, 2022.

GARONE, Priscilla Maria Cardoso. Design colaborativo de jogos digitais ou seus elementos para a Educação a Distância: proposta para ampliar a atuação de designers, professores e estudantes. 2019. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2019.

HAMMOND, Michael; WELLINGTON, Jerry. Research methods: the key concepts. London: Routledge, 2013.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

KOEHLER, Matthew; MISHRA, Punya. Teachers learning technology by design. Journal of Computing in Teacher Education, Iowa, v. 21, n. 3, p. 94-102, 2005.

LEITE, Bruno Silva. Formação docente digit@l. In: LEITE, B. S. (org.). Tecnologias digitais na educação: da formação à aplicação. São Paulo: Livraria da Física, 2022. p. 51-98.

LEITE, Bruno Silva. Kahoot! e Socrative como recursos para uma Aprendizagem Tecnológica Ativa gamificada no ensino de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 147-156, 2020.

LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química. Curitiba: Appris, 2015.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teacher College Record, New York, v. 108, n. 6, p. 1.017-1.054, 2006.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas/SP: Papirus, 2000.

PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; SCHMITT, Valdenise; DIAS, Maria Regina Álvares. Ambientes virtuais de aprendizagem. In: PEREIRA, Alice T. Cybis. (org.). AVA: Ambientes virtuais de aprendizagem em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2007. p. 1-22.

SCHRAW, Gregory. Promoting General Metacognitive Awareness. In: HARTMAN, Hope. Metacognition in learning and instruction: theory, research and practice. New York: Springer, 2001. p. 3-16.

SCOTT, Ryan; DIENES, Zoltán. The metacognitive role of familiarity in artificial grammar learning: transitions from unconscious to conscious knowledge. In: EFKLIDES, Anastasia; MISAILIDI, Plousia (ed.). Trends and prospects in metacognition research. New York: Springer, 2010. p. 37-61.

SHIMAMURA, Arthur. Toward a cognitive neuroscience of metacognition. Consciousness and Cognition, Iowa, v. 9, n. 2, p. 313-323, 2000.

SILVA, Genivaldo Alves da; DEL PINO, José Claudio. Contexto da evolução histórica da educação a distância (EAD) no Brasil. Relva, Juara, v. 6, n. 2, p. 84-98, 2019.

STRINGER, E. T.; Action research: A handbook for practitioners. Thousand Oaks, CA: Sage, 1996.

TÁPIAS-OLIVEIRA, Eveline Mattos; ALMEIDA, Maria do Carmo Souza de; AIRES, Maria de Jesus Ferreira; RENDA, Vera Lúcia Batalha de Siqueira. A metacognição e a metafetividade na formação do professor. In: ABRAHÃO, Maria Helena Vieira; GIL, Gloria; RAUBER, Andréia Schurt (org.). CONGRESSO LATINO-AMERICANO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 1., 2007, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2007.

TOVAR-GÁLVEZ, Julio César. Modelo metacognitivo como integrador de estrategias de enseñanza y estrategias de aprendizaje de las ciencias, y su relación con las competencias. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 46/7, p. 1-9, jul. 2008.

ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by design: implementing game mechanics in web and mobile Apps. Sebastopol: O’Reilly Media, 2011.

Downloads

Publicado

2024-04-16

Como Citar

Souza, K. de J., & Francisco, W. (2024). Contribuições formativas para professores de ciências/química: Diálogos entre metacognição e ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14723. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14723

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes