A formação inicial em pedagogia e as emoções sobre a matemática: Uma articulação de pesquisas nos campos da educação e da engenharia biomédica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.14736

Palavras-chave:

Narrativas, Mal-estar docente, Biossensor, Dispositivo vestível

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso que investiga emoções de estudantes de Licenciatura em Pedagogia sobre a matemática. Trata-se de uma pesquisa mista, com abordagem qualitativa realizada como pesquisa narrativa em grupo focal e com abordagem quantitativa feita a partir de um experimento que utilizou um dispositivo eletrônico vestível para detecção de batimentos cardíacos das estudantes participantes. Os resultados das análises dos dados mostraram como as narrativas constituídas impactaram na revelação das emoções das licenciandas em Pedagogia (manifestadas em seus relatos e nos sinais detectados pelo dispositivo que utilizaram); como as memórias em relação à matemática podem produzir o mal-estar docente e como esse mal-estar pode ser registrado, para ser discutido, com apoio de recursos tecnológicos criados a partir da Engenharia Biomédica. Além da discussão sobre como as emoções sobre a matemática afetam os professores em formação na escolha do campo de atuação em sua profissional, este artigo também apresenta um exemplo de parceria de pesquisa entre as áreas da Educação e da Engenharia para encontrar soluções para problemas relacionados à formação de professores.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

dos Santos, L. V., Paterno, A. S., & dos Santos, L. M. (2025). A formação inicial em pedagogia e as emoções sobre a matemática: Uma articulação de pesquisas nos campos da educação e da engenharia biomédica. Revista Contexto &Amp; Educação, 40(122), e14736. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.14736

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes