Percepção da qualidade do ar em centros urbanos: Avaliação e promoção do conhecimento em crianças residentes na região metropolitana da grande Vitória (Espírito Santo)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14844

Palavras-chave:

percepção infantil, qualidade do ar, zonas urbanas, Jogo de Tabuleiro

Resumo

Muitos estudos têm mostrado os impactos negativos da poluição atmosférica no agravamento de doenças, mas poucos tem mostrado que o envolvimento e a percepção deste público têm um papel educativo significante na redução da exposição aos contaminantes aéreos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção da qualidade do ar, de crianças residentes na Região Metropolitana da Grande Vitória – RMGV, por meio da criação de um Jogo de Tabuleiro, bem como disseminar o conhecimento sobre o assunto. A RMGV foi escolhida pelo alto índice de reclamação da população da poeira depositada em suas residências, representando uma problemática nas zonas urbanas atuais. Os resultados mostraram que embora a maior parte das crianças classifica a qualidade do ar como “boa” e “regular”, foram encontradas na Escola 1 concentrações médias de MP2,5 e MP10 acima dos limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Os questionários revelaram que a fonte veicular é a mais reconhecida pelas crianças, por outro lado, a sessão de design possibilitou a ampliação das respostas, abarcando desde o cotidiano a questões do imaginário infantil. Tem-se que, a expansão do conteúdo e reflexão de temáticas ambientais são de significativa importância na construção dos futuros cidadãos e da consciência ecológica.

Referências

A GAZETA. Monitoramento da poluição na Grande Vitória não pode ficar no ar. Opinião da Gazeta, Vitória, 15 nov. 2023, p. 1. Disponível em: https://www.agazeta.com.br/editorial/monitoramento-da-poluicao-na-grande-vitoria-nao-pode-ficar-no-ar-1123.

AITHAL, Sathya Swarup; SACHDEVA, Ishaan; KURMI, Om P. Air quality and respiratory health in children. Breathe, v. 19, p. 1–6, 2023.

BITTENCOURT, Zoraia Aguiar; SCATOLIN, Patrícia. Práticas inovadoras no ensino fundamental: Um debate a partir de uma pesquisa de estado do conhecimento. Revista Contexto & Educação, v. 38, n. 120, p. e11372, 2023.

BRANIŠ, Martin; ŘEZÁČOVÁ, Pavla; DOMASOVÁ, Markéta. The effect of outdoor air and indoor human activity on mass concentrations of PM10, PM2.5, and PM1 in a classroom. Environmental Research, v. 99, n. 2, p. 143–149, 2005.

BRANIŠ, Martin; ŠAFRÁNEK, Jiří; HYTYCHOVÁ, Adéla. Exposure of children to airborne particulate matter of different size fractions during indoor physical education at school. Building and Environment, v. 44, n. 6, p. 1246–1252, 2009.

BU, Zhongming; WANG, Lifang; WESCHLER, Louise B.; LI, Baizhan; SUNDELL, Jan; ZHANG, Yinping. Associations between perceptions of odors and dryness and children’s asthma and allergies: A cross-sectional study of home environment in Baotou. Building and Environment, v. 106, p. 167–174, 2016.

EN ISO - THE EUROPEAN STANDARDIZATION. EN ISO 28802:2012 - Ergonomics of the physical environment - an environmental survey involving. Dublin: National Standards Authority of Ireland, 2012.

HANG, Leakhena; LORN, Sokles; AUN, Srean; UM, Dalin; TAING, Chanreaksmey. Materials Today : Proceedings Assessment of people ’ s perception of air quality in Phnom Penh , the capital city of Cambodia. Materials Today: Proceedings, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.matpr.2023.02.255.

IBGE INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Senso 2022. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 28 mar. 2021.

IEMA – INSTITUTO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS. Qualidade do ar. Disponível em: https://iema.es.gov.br/. Acesso em: 30 jun. 2023a.

______. Relatório da Qualidade do ar na Grande Vitória 2022. Cariacica: [s.n.], 2023b. Disponível em: https://iema.es.gov.br/qualidadedoar/relatorios.

INMET - INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. Estações automáticas. Disponível em: http://www.inmet.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2023.

IPCC - INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate Change 2022: Impacts, Adaptation, and Vulnerability. Disponível em: https://www.ipcc.ch/. Acesso em: 29 jun. 2023.

KIM, Sunyoung; SENICK, Jennifer A.; MAINELIS, Gediminas. Sensing the invisible: Understanding the perception of indoor air quality among children in low-income families. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 19, p. 79–88, 2019.

KORSAVI, Sepideh Sadat; MONTAZAMI, Azadeh; MUMOVIC, Dejan. Indoor air quality (IAQ) in naturally-ventilated primary schools in the UK: Occupant-related factors. Building and Environment, v. 180, n. May, p. 106992, 2020.

KUMAR, Kapil; SINGH, Vikram; AGARWAL, Amit. Perception of commuters towards air quality in Delhi. Journal of Transport & Health, v. 31, n. December 2022, p. 101643, 2023.

LE, H. T.C.H.; DANG, T.N.; WARE, R.; PHUNG, D.; THAI, P.K.; SLY, P.D.; LE NA, P. Using the health beliefs model to explore children’s attitudes and beliefs on air pollution. Public Health, v. 196, p. 4–9, 2021.

LIAO, Xiong; TU, Hong; MADDOCK, Jay E.; FAN, Si; LAN, Guilin; WU, Yanyan. Residents’ perception of air quality, pollution sources, and air pollution control in Nanchang, China. Atmospheric Pollution Research, v. 6, n. 5, p. 835–841, 2015.

LIN, Zhijin; NORBACK, Dan; WANG, Tingting; ZHANG, Xin; SHI, Jingjin; KAN, Haidong. The first 2-year home environment in relation to the new onset and remission of asthmatic and allergic symptoms in 4246 preschool children. Science of the Total Environment, v. 553, p. 204–210, 2016.

MAIOLI, Ricardo Nacari; BARROS, Maria Cláudia de Souza Lemos Soares Brandão; BARROS, Joana D arc Pereira de; MOÇA, Isabela Finochi Fernandes; CONINCK, Igor Mattiolli; PAGEL, Érica Coelho. A transformação da fachada na tipologia construtiva de edifícios comerciais verticais em Vitória - ES e sua relação com o conforto ambiental. Complementariedade: arquitetura, Engenharia e construção. 1 ed. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. v. 53. p. 287.

MAZENQ, Julie; DUBUS, Jean Christophe; GAUDART, Jean; CHARPIN, Denis; NOUGAIREDE, Antoine; VIUDES, Gilles; NOEL, Guilhem. Air pollution and children’s asthma-related emergency hospital visits in southeastern France. European Journal of Pediatrics, v. 176, n. 6, p. 705–711, 2017.

NEVES, Juciléia Sian das. Percepção infantil sobre a qualidade do ar em áreas urbanas da grande vitória/es. 2023. 181 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Cidade) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Cidade, Universidade Vila Velha, Vila Velha, 2023.

PALLARÉS, Susana; GÓMEZ, Eva Trinidad; MARTÍNEZ, Africa; JORDÁN, Manuel Miguel. The relationship between indoor and outdoor levels of PM10 and its chemical composition at schools in a coastal region in Spain. Heliyon, v. 5, n. 8, 2019.

RODRIGUES, Daniela Gureski; SAHEB, Daniele. A educação ambiental na educação infantil segundo os saberes de Morin. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 253, p. 573–588, 2018.

SANTOS, Jane Meri; REIS, Neyval Costa; GALVÃO, Elson Silva; SILVEIRA, Alexsander; GOULART, Elisa Valentim; LIMA, Ana Teresa. Source apportionment of settleable particles in an impacted urban and industrialized region in Brazil. Environmental Science and Pollution Research, v. 24, n. 27, p. 22026–22039, 2017.

SCHUSTER, Bruna Elisa; SCHLEMMER, Eliane. A cidade como espaço de aprendizagem: da cultura ao turismo - o patrimônio de Bom Princípio. Revista Contexto & Educação, v. 38, n. 120, p. e13440, 2023.

SEINFELD, John H; PANDIS, S. N. Atmospheric Chemistry and Physics From Air Pollution to Climate Change. 3 ed. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2016.

VARADEN, Diana; LEIDLAND, Einar; LIM, Shanon; BARRATT, Benjamin. “I am an air quality scientist”– Using citizen science to characterise school children’s exposure to air pollution. Environmental Research, v. 201, n. May, 2021.

WALLACE, Lance; WILLIAMS, Ron; REA, Anne; CROGHAN, Carry. Continuous weeklong measurements of personal exposures and indoor concentrations of fine particles for 37 health-impaired North Carolina residents for up to four seasons. Atmospheric Environment, v. 40, n. 3, p. 399–414, 2006.

WHO - WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO global air quality guidelines. Disponível em: https://www.who.int/. Acesso em: 13 dez. 2023.

WHO, WORLD HEALTH ORGANIZATION. Air Pollution and Child Health. Disponível em: https://www.who.int/. Acesso em: 29 jun. 2023.

______. Ambient (outdoor) air pollution. Disponível em: https://www.who.int/. Acesso em: 29 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-16

Como Citar

Pagel, E. C., & das Neves, J. S. (2024). Percepção da qualidade do ar em centros urbanos: Avaliação e promoção do conhecimento em crianças residentes na região metropolitana da grande Vitória (Espírito Santo). Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14844. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14844

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde