Leitura e escrita: As dificuldades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no 5° ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14880Palavras-chave:
Leitura e escrita, Quinto ano, Dificuldades, Prática pedagógicaResumo
A leitura e a escrita são habilidades imprescindíveis para uma aprendizagem satisfatória na vida escolar do aluno. Diante deste contexto, o presente artigo tem por objetivo analisar o olhar da realidade vivenciada por uma professora e de cinco alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Macapá–AP. A fundamentação teórica ofereceu embasamento para a condução da pesquisa, proporcionando subsídios que contribuíram significativamente para a reflexão sobre questões relativas à compreensão das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa através de estudo de caso que utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada aplicada a professora do 5º ano e observação direta com quatro alunos que apresentam dificuldades de leitura e escrita. Os resultados apontam que para solucionar as dificuldades, faz-se necessário um esforço conjunto de toda equipe escolar, assim como uma prática pedagógica diferenciada para que ao final de cada ano o aluno tenha adquirido as habilidades e competências necessárias para prosseguir nos estudos.
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