Ensaios de transversalidade na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14915

Palavras-chave:

temas transversais, teatro, matemática, ensino

Resumo

O objetivo neste artigo é teorizar sobre atividades educativas implementadas durante mais de uma década numa disciplina de prática/laboratório de ensino, as quais articularam os temas transversais, o teatro e o ensino de matemática, apresentando possibilidades, em retrospectiva e em processo perspectivo, bem como conhecimentos de contextos, cenários, roteiros e peças didáticas elaboradas por licenciandos de um curso de formação de professores de matemática, colocando em evidência educacional a importância da criatividade, da transversalidade, da experiência transdisciplinar, da problematização e da conscientização para ação e para uma educação mais libertadora. A abordagem metodológica desta teorização pauta-se na bricolagem, assim como em teorias e práticas formativas, ensaios, atuações e improvisos, e memórias das aulas de um educador.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Lübeck, M. (2024). Ensaios de transversalidade na formação de professores. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14915. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14915

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes