Teoria e prática para a educação de bebês: Necessidades formativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14920

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Infantil, Berçário

Resumo

Neste ensaio objetivamos discutir a formação do professor como cenário para iniciar e fortalecer as mudanças necessárias na educação de bebês, garantidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, baseados nas pesquisas realizadas pelo grupo no decorrer dos últimos 20 anos. Acreditamos que para que tenhamos uma prática qualificada é preciso trabalhar de forma conjunta a formação inicial e a continuada, considerando o panorama de atuação e as demandas particulares desse contexto. Recorremos às análises de pesquisas na área que forneceram dados sobre como esse contexto influencia e é influenciado pela formação. Defendemos que para mudarmos a atual conjuntura educacional junto a bebês é necessário investimento na aprendizagem do professor, propondo alterações nos currículos de formação para que contemplem conteúdos relacionados ao desenvolvimento infantil, sobre as atividades executadas no contexto educacional e no poder do professor em planejar e organizar intencionalmente experiências significativas para a criança.

Referências

AMORIM, Kátia de Souza; ANJOS, Adriana Mara dos; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Processos interativos de bebês em creche. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 378-389, 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200020&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 3 fev. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000200020.

ABUCHAIM, Beatriz de Oliveira. Panorama das políticas de educação infantil no Brasil. Brasília: Unesco, 2018. Disponível em; https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000261453. Acesso em: 25 ago. 2022.

ALBUQUERQUE, Moema Helena Koche de; ROCHA, Eloisa Acires Candal; BUSS-SIMÃO, Márcia. Formação docente para Educação Infantil nos currículos de Pedagogia. Educação em Revista, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3993/399365005029/html/. Acesso em: 30 ago. 2022.

BAHIA, Celi Costa Silva; MOCHIUTTI, Solange. Natureza e sociedade: contribuições da pesquisa-formação na construção de saberes e fazeres no berçário. Revista Cocar, Belém, v. 11, n. 21, p. 279-301, jan./jul. 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1292/810. Acesso em: 25 ago. 2022.

BARBOSA, Ivone Garcia; SILVEIRA, Telma Aparecida Teles Martins; SOARES, Marcos Antônio. A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 77-90, jan./maio 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/979 Acesso em: 15 jun. 2021.

BARBOSA, Ivone Garcia; ALVES, Nancy Nonato de Lima; SILVEIRA, Telma Aparecida Teles Martins. A educação infantil no curso de pedagogia: lições do estágio. Educativa, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 357-372, maio/ago. 2017. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/download/6249/3486. Acesso em: 30 ago. 2022.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. As especificidades da ação pedagógica com os bebês. Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://www.amavi.org.br/arquivo/areas-tecnicas/educacao-desporto/freiavi/2014/As_Especificidades_da_Acao_Pedagogica.pdf. Acesso em: 30 ago. 2022.

BARBOSA, Pedro Paulo Lima; LASTÓRIA, Andrea Coelho. Saber histórico no currículo paulista. Imagens da Educação, v. 11, n. 4, p. 171-190, 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 24 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 13.005 – Plano Nacional de Educação – PNE. Brasília: Inep, 2014. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/doc/pne-2014-20241.pdf. Acesso em: 3 set. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 30 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação – PNE. Brasília, DF: Inep, 2001. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 25 ago. 2022.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 ago. 2022.

BUSS-SIMÃO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal; GONÇALVES, Fernanda. Percursos e tendências da produção científica sobre crianças de 0 a 3 anos na Anped. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 96, n. 242, p. 96-111, abr. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812015000100096&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 jul. 2019.

CAMPOS, Maria Malta. Questões sobre a formação de professores de educação infantil. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 4, n. esp., p. 9-22, set./dez. 2018. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/409. Acesso em: 25 ago. 2022.

CAMPOS, Maria Malta; FÜLLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 127, p. 87-128, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742006000100005. Acesso em: 30 ago. 2022.

DAGNONI, Ana Paula Rudolf. Quais as fontes de saberes das professoras de bebês [manuscrito]. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, 2011. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Ana%20Paula%20Rudolf%20Dagnoni.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.

DOUGLASS, Anne. Leadership for quality early childhood education and care. OECD Education Working Papers. OECD Publishing, Paris, n. 211, 2019. DOI: https://doi.org/10.1787/6e563bae-en. Acesso em: 15 ago. 2022.

DRUMOND, Viviane. Formação de professoras e professores de Educação Infantil: por uma pedagogia da infância. Zero-a-Seis, v. 20, n. 38, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2018v20n38p288. Acesso em: 26 ago. 2022.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco, 2011.

GOBBATO, Carolina; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. A (dupla) invisibilidade dos bebês e das crianças bem pequenas na educação infantil: tão perto, tão longe. Revista Humanidades e Inovação, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/289. Acesso em: 31 ago. 2022.

GONÇALVES, Fernanda; ROCHA, Eloisa Acires Candal. Indicativos da produção científica para a educação dos bebês e crianças bem pequenas no contexto da educação infantil. Zero-a-Seis, v. 19, n. 36, p. 397-410, jul./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p397. Acesso em: 24 ago. 2022.

GEHRKE, Marcos; HAMMEL, Ana Cristina; SAPELLI, Marlene Lúcia Siebert. Planejamento pedagógico: a realidade/atualidade como ponto de partida. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 38, n. 120, p. e11480, 2023. DOI: 10.21527/2179-1309.2023.120.11480. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/11480. Acesso em: 13 jul. 2023.

HEIKKA, Johanna et al. Links between teachers’ planning, assessment and development time and implementation of curriculum in early childhood education. Early Years, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/09575146.2022.2059067. Acesso em: 20 ago. 2022.

KAMERMAN, Sheila Brody. Early childhood education and care: na overview of developments in the OECD countries. International Journal of Education Research, n. 33, p. 7-29, 2000. Disponível em: http: //elsevier.com/locate/ijedures. Acesso em: 30 ago. 2022.

KIEHN, Moema Helena Köche de Albuquerque. A educação infantil nos currículos de formação de professores no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFSC, PPGE/CED, Florianópolis, 2007. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89814. Acesso em: 30 ago. 2022.

MELLO, Ana Paula Barbieri de; SUDBRACK, Edite Maria. Caminhos da educação infantil: da Constituição de 1988 até a BNCC. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, SP, v. 5, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653416. Acesso em: 26 ago. 2022.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. O desenvolvimento profissional das educadoras da infância: entre os saberes e os afectos, entre a sala e o mundo. In: MACHADO, Maria. Lúcia. A. (org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002. p. 133-167.

SANTOS, Solange Estanislau; MACEDO, Elina Elias. Direito da criança pequenininha a creche: disputas e retrocessos na educação infantil. Nuances: Estudos Sobre Educação, v. 28, n. 3, p. 8-22, set./dez. 2017. Disponível em: 10.14572/nuances.v28i3.5269. Acesso em: 26 ago. 2022.

SHUMWAY-COOK, Anne; WOOLLACOTT, Marjorie. Controle motor: teoria e aplicações práticas. Barueri, SP: Manole, 2003.

SILVA, Rosangela Aparecida Galdi da; GARMS, Gilza Maria Zauhy Formação de professores de educação infantil: perspectivas para projetos de formação e de supervisão. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 34-54, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2776. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2776. Acesso em: 25 ago. 2022.

SILVA, Camila Rubira; SILVA, Mauren Porciúncula da. Formação de professores: uma análise de planos de aula divulgados na Revista Nova Escola. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 112, p. 314-329, 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.314-329. Acesso em: 13 jul. 2023.

SOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio; GUARNIERI, Maria Regina. O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, p. 625-643, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8465. Acesso em: 31 jan. 2022.

VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de. Cuidado e educação nas atividades do berçário e suas implicações na atuação profissional para o desenvolvimento e inclusão da criança de 0 a 18 anos. 2004. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, SP, 2004.

VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de; VITTA, Alberto. Promoção do desenvolvimento da criança no contexto educacional: o berçário. In: ZANIOLO, Leandro Osni; DALL’ACQUA, Maria Júlia Canazza (org.). Inclusão escolar: pesquisando políticas públicas, formação de professores e práticas pedagógicas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. p. 141-162.

VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de et al. O brincar de 0 a 2 anos no contexto da Educação Infantil. In: OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; ROCHA, Aila Narene Dahwache Criado; MIURA, Regina Keiko Kato; RODRIGUES, Eline Silva (org.). Desenvolvimento infantil, escola e inclusão: ações pedagógicas e intersetoriais. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. p. 95-118.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Vitta, F. C. F. de, Scarlassara, B. S., & Vitta, A. de. (2024). Teoria e prática para a educação de bebês: Necessidades formativas. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14920. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14920

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes