Teoria e prática para a educação de bebês: Necessidades formativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14920

Palabras clave:

Formação de professores, Educação Infantil, Berçário

Resumen

Neste ensaio objetivamos discutir a formação do professor como cenário para iniciar e fortalecer as mudanças necessárias na educação de bebês, garantidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, baseados nas pesquisas realizadas pelo grupo no decorrer dos últimos 20 anos. Acreditamos que para que tenhamos uma prática qualificada é preciso trabalhar de forma conjunta a formação inicial e a continuada, considerando o panorama de atuação e as demandas particulares desse contexto. Recorremos às análises de pesquisas na área que forneceram dados sobre como esse contexto influencia e é influenciado pela formação. Defendemos que para mudarmos a atual conjuntura educacional junto a bebês é necessário investimento na aprendizagem do professor, propondo alterações nos currículos de formação para que contemplem conteúdos relacionados ao desenvolvimento infantil, sobre as atividades executadas no contexto educacional e no poder do professor em planejar e organizar intencionalmente experiências significativas para a criança.

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Publicado

2024-03-08

Cómo citar

Fabiana Cristina Frigieri de, Scarlassara, B. S., & Vitta, A. de. (2024). Teoria e prática para a educação de bebês: Necessidades formativas. Revista Contexto &Amp; Educación, 39(121), e14920. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14920

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes