Planejamento e gestão educacional em teses e dissertações: uma década de produções em programas de pós-graduação em educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.15335

Palavras-chave:

Planejamento e gestão educacional, Produção acadêmica, Política educacional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a temática planejamento e gestão educacional em teses e dissertações de Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no Brasil, no período de 2000 a 2010, oportunizando uma visão panorâmica das produções acadêmicas sobre o referido tema na primeira década de 2000. Para alcançar o objetivo, partiu-se da problematização do processo de construção e consolidação do campo acadêmico política educacional, demonstrando a importância da expansão dos Programas de Pós-Graduação e as assimetrias regionais no número de programas, nos critérios de avaliação e no número de trabalhos sobre o tema em estudo, em que pese a significativa representatividade no conjunto dos trabalhos analisados. Os resultados aqui alcançados apontam que as instituições com maior nota na avaliação da Capes, e que apresentam maior produção acadêmica sobre o tema, estão localizadas nas Regiões Sudeste e Sul, as quais concentram 63% dos Programas de Pós-Graduação, reiterando a desigualdade de produção de conhecimento, fator reforçado pelos critérios avaliativos da Capes.

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

Duarte, M. de J. R., Cruz, R. E. da, & Gonçalves, M. C. (2023). Planejamento e gestão educacional em teses e dissertações: uma década de produções em programas de pós-graduação em educação no Brasil. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e15335. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.15335