Planejamento e gestão educacional em teses e dissertações: uma década de produções em programas de pós-graduação em educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.15335Palabras clave:
Planejamento e gestão educacional, Produção acadêmica, Política educacionalResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar a temática planejamento e gestão educacional em teses e dissertações de Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no Brasil, no período de 2000 a 2010, oportunizando uma visão panorâmica das produções acadêmicas sobre o referido tema na primeira década de 2000. Para alcançar o objetivo, partiu-se da problematização do processo de construção e consolidação do campo acadêmico política educacional, demonstrando a importância da expansão dos Programas de Pós-Graduação e as assimetrias regionais no número de programas, nos critérios de avaliação e no número de trabalhos sobre o tema em estudo, em que pese a significativa representatividade no conjunto dos trabalhos analisados. Os resultados aqui alcançados apontam que as instituições com maior nota na avaliação da Capes, e que apresentam maior produção acadêmica sobre o tema, estão localizadas nas Regiões Sudeste e Sul, as quais concentram 63% dos Programas de Pós-Graduação, reiterando a desigualdade de produção de conhecimento, fator reforçado pelos critérios avaliativos da Capes.
Citas
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.
AROSA, Armando de Castro Cerqueira. A pesquisa sobre política educacional: um estudo sobre o GT5 da ANPEd. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 10-29, 2016. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10447. Acesso em: 18 abr. 2020.
AZEVEDO, Janete Maria Lins de; AGUIAR, Márcia Ângela. A produção do conhecimento sobre a política educacional no Brasil: um olhar a partir da ANPEd. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 77, p. 49-70, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302001000400004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 abr. 2020.
BELLO, Isabel Melero; JACOMINI, Márcia Aparecida; MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Produção acadêmica em política educacional no Brasil: análise de teses e dissertações (2000-2010). In: SILVA, Antônia Almeida; JACOMINI, Márcia Aparecida. (org.). Pesquisas em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UFES Editora, 2016. p. 63-91.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Cursos Recomendados e Reconhecidos. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaAvaliacao.jsf. Acesso em: 5 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010. Brasília, DF, 2004. Disponível em: https://www.capes.gov.br. Acesso em: 2 fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020. Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://www.capes.gov.br/plano-nacional-de-pos-graduacao. Acesso em: 5 maio 2020.
CONCEIÇÃO, Josefa Martins da; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. A produção científica sobre as mulheres na ciência brasileira. Revista Contexto & Educação, ano 35, n. 112, p. 280-299, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8231. Acesso em: 4 ago. 2021.
CRUZ, Rosana Evangelista da; JACOMINI, Márcia Aparecida. Produção acadêmica sobre financiamento da educação: 2000-2010. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 347-370. maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812017000200347&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 19 maio 2020.
CUNHA, Maria Couto (org.). Gestão educacional nos municípios: entraves e perspectivas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 13 maio 2020.
DOURADO, Luiz Fernandes. A escolha de dirigentes escolares: política e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2000.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas Estado da Arte. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 10 nov. 2019.
GATTI, Bernadete Angelina. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil, 1978 – 1981. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 44, p. 3-17, 1983. Disponível em:
http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1474/1469. Acesso em: 27 abr. 2020.
JACOMINI, Márcia Aparecida. Avaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: o que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 807-828, jul./set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n84/a10v22n84.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
JACOMINI, Márcia Aparecida; CRUZ, Rosana Evangelista da; MENDES, Valdelaine da Rosa. Tendências metodológicas nas pesquisas em políticas educacionais (2000-2010): análise de procedimento de coleta de análises de dados. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 16, n. 46, p. 7-30, 2019. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/6706/47966340. Acesso em: 26 fev. 2020.
MAIA, Graziela Zambão Abdian. As publicações da Anpae e a trajetória do conhecimento em administração da educação no Brasil. 2004. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2004.
MARTINS, Ângela Maria; SILVA, Vandré Gomes da. Estado da Arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 142, jan./abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v41n142/v41n142a12.pdf. Acesso em: 28 ago. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social – teoria, método e criatividade. 28. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. Disponível em: http://www.mobilizadores.org.br/wp-content/uploads/2015/03/MINAYO-M.-Cec%C3%ADlia-org.-Pesquisa-social-teoria-m%C3%A9todo-e-criatividade.pdf. Acesso em: 12 fev. 2019.
PAULA, Adriana Chilante de; HARRES, João Batista Siqueira. Teoria e prática no “Educar pela Pesquisa”. Análise de dissertações em educação em ciências. Revista Contexto & Educação, ano 30, n. 96, p. 156-192, maio/ago. 2015. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/4390. Acesso em: 4 ago. 2021.
PARO, Vítor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=237&dd99=view/2192/648: Acesso em: 27 jun. 2017.
SANDER, Benno. A pesquisa sobre política e gestão da educação no Brasil: uma leitura introdutória sobre sua construção. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 23, n. 3, p. 421-447, set./dez. 2007. Disponível em: file:///C:/Users/jaguiar/OneDrive%20-%20Biolab%20Sanus%20Farmaceutica%20Ltda/Downloads/19141-69217-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 28 ago. 2020.
SANTOS, Ana Lúcia Félix dos; AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 534-550, número especial, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/9gS5G9MGJfFn9C6fwMtx7vp/abstract/?lang=pt#.
SANTOS FILHO, José Carlos; SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancisar. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SCAFF, Elisângela Alves da Silva. Organização, planejamento e gestão educacional: balanço da produção (2000-2010). In: SILVA, Antônia Almeida; JACOMINI, Márcia Aparecida (org.). Pesquisas em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UFES Editora, 2016. p. 201-223.
SILVA, Antônia Almeida et al. (coord.). Produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil – 2000-2010: dados dos programas conceito 5 ou mais. [banco de dados]. Pesquisa financiada pelo CNPq, Edital/Chamada, CNPq/CAPES nº 07/2011. Feira de Santana: Cede, 2014. Disponível em: http://www2.uefs.br/cede/docs/a-producao-academica-em-politicas-educacinais-2000-2010.pdf. Acesso em: 9 fev. 2017.
SILVA, Antônia Almeida; SCAFF, Elisângela Alves da Silva; JACOMINI, Márcia Aparecida. Políticas públicas e políticas educacionais: percursos históricos, interfaces e contradições das produções na década de 2000. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 16, n. 67, p. 254-273. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646121. Acesso em: 9 fev. 2020.
SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca Pereira. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000. Disponível em:
http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484330/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/f9ddff4f-1708-41fa-82e5-4f2aa7c6c581?version=1.3. Acesso em: 15 maio 2020.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Os caminhos da produção científica sobre gestão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 22, n. 1, p. 13-39, jan./jun. 2006. Disponível em: https://educacao.mppr.mp.br/arquivos/File/gestao_democratica/kit5/os_caminhos_da_producao_cientifica__gestao_escolar_brasil.pdf. Acesso em: 28 ago. 2020.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. A pesquisa em política e gestão da educação no Brasil (1998-2015): atualizando o estado do conhecimento. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100500. Acesso em: 3 abr. 2020.
STREMEL, Silvana. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
WITTMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina Vinhaes (coord.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil: 1991 a 1997. Brasília: ANPAE; Campinas: Autores Associados, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).