Pela liberdade e pelo trabalho
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.15343Resumo
O presente artigo constitui uma tradução do texto “Proudhon, philosophe de l’éducation”, originalmente redigido pelo professor emérito da Université Paris VII, o sociólogo Pierre Ansart (1922-2016), estudioso da obra do seu patrício, o filósofo francês Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865). Tal realização, levada à cabo pelo professor Leonardo Leonidas de Brito, professor do Colégio Pedro II e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) nesse Instituto Federal, representa nova iniciativa a qual se soma ao conjunto das suas pesquisas no campo da educação profissional.
Referências
FAURE, SÉBASTIEN. A colméia: uma experiência pedagógica. Sao Paulo: Terra Livre, 2015.
PROUDHON, Pierre J. Da capacidade política da classe operária. São Paulo: Intermezzo Editorial, 2019.
PROUDHON, Pierre J. Da justiça, na revolução e na igreja. São Paulo: Intermezzo Editorial, 2019.
PROUDHON, Pierre J. Sistema das contradições econômicas ou filosofia da miséria. São Paulo: Ícone, 2003.
PROUDHON, Pierre J. De la Création de L’ordre dans l' humanité. Wikisource, 2017.
ROBIN, Paul. Manifesto a los partidos de la educación integral (un antecedente de la Escuela Moderna). Barcelona: José J. de Olañeta Editor, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).