Filme “Sonhos Tropicais” e negacionismo da ciência: O processo de intermediação no desenvolvimento do conhecimento científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15423

Palavras-chave:

Cinema, Educação e Saúde, Alfabetização Científica, Formação de professores

Resumo

Utilizar filmes comerciais em sala de aula é uma estratégia didática para abordar e refletir sobre diferentes temáticas correlatas à Ciência. O presente estudo qualitativo em educação teve como objetivo analisar o potencial do filme Sonhos Tropicais como desencadeador de discussões sobre Educação em Saúde (ES) e negacionismo científico com professores de Ciências Biológicas em formação inicial. Metodologicamente, a pesquisa foi fundamentada na análise microgenética e os sujeitos foram licenciandos/as em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os dados empíricos emergiram da análise das discussões pós-filme e dos Diários de Formação dos licenciandos/as. As discussões dos resultados estão ancoradas na abordagem Histórico-Cultural proposta por Vigotski. Este estudo utiliza a metáfora dos ventos para evidenciar o papel didático do filme em sala de aula, dos significados e pontos de reflexões no debate das temáticas ES e negacionismo da Ciência e da Alfabetização Científica. Concluímos que, ao utilizar filmes no ensino, a ação intencional do professor intermediador é essencial, uma vez que ele assume papel central na condução de discussões e no desenvolvimento de posicionamentos críticos dos/as licenciandos/as para o contexto social em que estão inseridos, além de contribuir com a construção do conhecimento científico dos sujeitos.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Pauletti, E. da S., & dos Santos, E. G. (2025). Filme “Sonhos Tropicais” e negacionismo da ciência: O processo de intermediação no desenvolvimento do conhecimento científico. Revista Contexto &Amp; Educação, 40(122), e15423. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15423

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação