O Projeto “Construindo uma Escola Antirracista” e seus efeitos na formação e nas práticas curriculares de professoras de uma escola pública em Uberlândia, MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15511

Palavras-chave:

educação antirracista, formação de professoras, práticas curriculares

Resumo

O presente texto tem como analisar as formas como o projeto “Construindo uma escola antirracista” reverberou, na formação, e nas práticas curriculares das professoras que atuavam na Educação Infantil de uma escola pública localizada na cidade de Uberlândia, MG. O projeto foi desenvolvido no período de outubro de 2020 a abril de 2022. O foco do projeto foi a Educação Infantil por ser o momento em que os estudantes ingressam na escola. Como metodologia optou-se pela abordagem qualitativa e recorreu à História Oral Temática. Foram entrevistadas oito professoras que participaram de todas as etapas do Projeto.  Foi possível constatar que o referido projeto, no que tange à maior parte das protagonistas, promoveu reflexões sobre situações de racismo no ambiente escolar e assim ampliar seus saberes e remodelar suas práticas curriculares.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

da Silva Júnior, A. F., & Machado, L. A. de S. (2024). O Projeto “Construindo uma Escola Antirracista” e seus efeitos na formação e nas práticas curriculares de professoras de uma escola pública em Uberlândia, MG. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e15511. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15511

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho