O Projeto “Construindo uma Escola Antirracista” e seus efeitos na formação e nas práticas curriculares de professoras de uma escola pública em Uberlândia, MG
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15511Palavras-chave:
educação antirracista, formação de professoras, práticas curricularesResumo
O presente texto tem como analisar as formas como o projeto “Construindo uma escola antirracista” reverberou, na formação, e nas práticas curriculares das professoras que atuavam na Educação Infantil de uma escola pública localizada na cidade de Uberlândia, MG. O projeto foi desenvolvido no período de outubro de 2020 a abril de 2022. O foco do projeto foi a Educação Infantil por ser o momento em que os estudantes ingressam na escola. Como metodologia optou-se pela abordagem qualitativa e recorreu à História Oral Temática. Foram entrevistadas oito professoras que participaram de todas as etapas do Projeto. Foi possível constatar que o referido projeto, no que tange à maior parte das protagonistas, promoveu reflexões sobre situações de racismo no ambiente escolar e assim ampliar seus saberes e remodelar suas práticas curriculares.
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