Currículo e avaliação da aprendizagem no projeto Escola Cidadã
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15618Palavras-chave:
Educação Progressista, Participação Comunitária, Avaliação Emancipatória, Currículo socialResumo
Este artigo explora a Escola Cidadã de Porto Alegre, um projeto educacional progressista implementado nos anos 90 como resposta às políticas neoliberais. O objetivo geral é analisar os conceitos de currículo e avaliação da aprendizagem sob a perspectiva de Paulo Freire, focando na transformação social e democratização do ensino. A metodologia envolve uma revisão documental e bibliográfica, destacando a participação comunitária e a gestão democrática como pilares do projeto. Os resultados indicam que o currículo da Escola Cidadã é dinâmico, integrando saberes culturais e locais, e a avaliação é processual e contínua, focada no desenvolvimento do aluno. As reflexões apontam para o impacto transformador de um modelo educacional que promove cidadania ativa e formação crítica. Em conclusão, apesar dos desafios estruturais e políticos, a Escola Cidadã oferece uma referência viável para uma educação inclusiva e transformadora, reafirmando a educação como um campo de resistência e emancipação social.
Referências
AULER, Décio. Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Revista Contexto & Educação, nº 22(77), 167-188. Jan-jun-2007.
AZEVEDO, Jose Clovis de. Escola Cidadã: desafios diálogos e travessias. 2 ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2004.
AZEVEDO, Jose Clovis de. Reconversão cultural da escola: mercoescola e escola cidadã. Porto Alegre: Sulina, 2007.
AZEVEDO, Jose Clovis de. Escola cidadã: uma experiência contra-hegemônica. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 6, p. 01-17, 2020. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br. Acesso em: 20 dez. 2023.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação Popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.
CARRILLO, Alfonso Torres. Educação Popular: trajetória e atualidade. 1. ed. (português). Porto Alegre: Livrologia, 2024.
CAVEDON, Sofia. Apresentação. In.: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal de Educação. Ciclos de formação: proposta político-pedagógica da escola cidadã. 3. ed. Porto Alegre, 1998. (Cadernos pedagógicos, 9). Organização e produção textual de Silvio Rocha.
CAPRILES, René. Makarenko: o nascimento da pedagogia socialista. São Paulo: Scipione, 1989.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia – o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Cortez Editora, 1997.
FREIRE. Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GHEDINI, Cecília Maria. Educação Popular e Referências Formativas: Elos Que Enraízam o Projeto Educativo da Educação do Campo no Brasil. Revista Contexto & Educação, nº 101(32), Jan-abril, p.52-80, 2017.
GORODICHT, Clarice; DE SOUZA, Maria do Carmo. Complexo Temático. In.: AZEVEDO, José Clóvis de. Escola Cidadã: Teoria e Prática. Vozes, Petrópolis, 1999.
MELLO, Marcos. Pesquisa Participante e Educação Popular: Da Intenção ao Gesto. Porto Alegre: Ísis Editora, 2005.
PAULO, Fernanda dos Santos. Educação de jovens e adultos e a educação popular: contribuições para formação docente. Chapecó: Livrologia, 2022.
PISTRAK, Moisey Mikhailovich. Fundamentos da escola do Trabalho: uma pedagogia social. São Paulo: Expressão Popular, 2000. (Tradução de Daniel Aarão Filho).
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Caderno pedagógico 9. Porto Alegre: SMED, 1994.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Totalidades de Conhecimento: Currículo em Educação Popular (Caderno pedagógico 8). Porto Alegre: Secretaria Municipal de Educação, 1997.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal de Educação. Ciclos de formação: proposta político-pedagógica da escola cidadã. 3. ed. Porto Alegre, 1998. (Cadernos pedagógicos, 9). Organização e produção textual de Silvio Rocha.
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
SAUL, Ana Maria. Avaliação. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. rev. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
SAUL, Ana Maria. Currículo. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. rev. amp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).