Interação entre universidade e escola e suas contribuições na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15720Palavras-chave:
Professor pesquisador, Interação, Universidade, EscolaResumo
Apresentamos discussões sobre as possibilidades de interações entre universidade e escola na perspectiva de contribuir na formação inicial e continuada de professores. O objetivo do estudo é analisar criticamente as contribuições, das diferentes possibilidades de interação entre Universidade e Escolas de Educação Básica, para formação docente. O corpus de análise foi artigos científicos selecionados no site de busca de periódicos presentes no portal da CAPES do período de 2017 a 2022. A metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD), envolve um movimento fenomenológico e hermenêutico. Os resultados indicam que as interações entre universidade e escolas ocorrem de diversas formas e momentos da formação acadêmica, como: Estágio Curricular supervisionado; Pesquisa como possibilidade de formação docente; PIBID; extensão. Todas estas possibilidades de interação contribuem para uma mudança de perfil profissional, atento ao diálogo problematizador, o qual resulta em novas formas de atuação docente, que leve em conta os saberes disciplinares, experienciais, pedagógicos metodológica e investigativo, de modo a potencializar o processo de ensinar e aprender.
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2ªed. São Paulo, SP: Cortez, 2003.
ARRIGO, Viviane; JÚNIOR, Álvaro Lorencini; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias. A autoscopia bifásica integrada ao microensino: uma estratégia de investigação reflexiva na formação de professores de química. ienci - Investigações em Ensino de Ciências. V. 22 Ed.1 – Abr. 2017. pp. 01-22. DOI:10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p01
BELING, Helena Maria; CANCELIER, Janete Webler; FLORES, Carmen Rejane. O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: Visão dos Educandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Revista Contexto & Educação, Editora Unijuí, 2021, nº 115 • Set./Dez. 2021
BOFF, Eva Teresinha de Oliveira; DEL PINO, José Cláudio. Processo interativo de formação docente: uma perspectiva emancipatória na constituição do currículo escolar. 1.ed. - Curitiba: Appris, 2018.
BRASIL, Lei nº 11.788/2008. Dispõe sobre estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das leis do trabalho (CLT). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm Acesso em: 30 jul. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. prefácio de Leonardo Boff; notas de Ana Maria Araújo Freire. 22ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREITAS, Wélica Patrícia Souza de; QUEIRÓS, Wellington Pereira de. O cenário das pesquisas sobre formação de professores de ciências na perspectiva progressista. ienci - Investigações em Ensino de Ciências. V. 24 Ed.1 – Abr. 2019. pp. 154-178. 2019. DOI:10.22600/1518-8795.ienci2019v24n1p154
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
GAVIRAGHI Fabio Jardel; MEDEIROS, Daniela. Ações e Implicações da Atuação Docente no Ensino Superior: (Im)Possibilidades de (In)Dissociar Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Contexto & Educação, Editora Unijuí, 2015. nº 96 Maio/Ago.
LIMA, G.R. de; FERREIRA, M.A. dos S.. A formação docente e o PIBID-subprojeto de biologia do IFRN/Macau: uma interlocução entre a formação inicial e continuada. HOLOS, Ano 34, Vol. 02, 2018. DOI: 10.15628/holos.2018.4701
LIPINETTI, Joice Menezes; OLIVIERA, Adriana Marques de. Cartase do I Encontro dos Estágios amalgamados pela música no Ensino de Química: possibilidades de interação entre a escola e a universidade. Educação Química em punto de vista. v. 5 n. 1 (2021): Dossiê: Estágio Supervisionado na Licenciatura em Química: diferentes olhares. DOI: https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2492
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3 ed. rev. e ampl. Ijuí: Ed. unijuí, 2016.
MORGADO, José Carlos. Currículo e Profissionalidade Docente. Porto Editora, LDA. 2005.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; Revisão técnica de Edgar de Assis Carvalho. 2ª ed.rev. São Paulo:Cortez. Brasília, DF:UNESCO, 2011.
OLIVEIRA, André Luis de; OBARA, Ana Tiyomi. O ensino de ciências por investigação: vivência e práticas reflexivas de professores em formação inicial e continuada. ienci - Investigações em Ensino de Ciências. V. 23 Ed.2 – Ago. 2018. pp. 65-87. DOI:10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p65
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação. V.24, pp. 01-20, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782019240001
SASSERON, Lúcia Helena e CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13(3), p. 333-352, 2008. Tradução . . Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID199/v13_n3_a2008.pdf. Acesso em: 28 jul. 2022.
SENGIK, Aline Sberse; TIMM, Jordana Wruck; STOBÄUS, Claus Dieter. Estágio docente como prática pedagógica. ETD – Educação Temática Digital. Campinas,SP V.21, n.4, p.979-993, out./dez. 2019 DOI: 10.20396/etd.v21i4.8652391
SILVA, Wagner Rodrigues. Educação científica como abordagem pedagógica e investigativa de resistência. Trabalhos em Linguística Aplicada. V.59. n.3, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/01031813829221620201106
SOUZA, Douglas Grando de; ARAUJO Ives Solano; VEIT, Eliane Angela. Formação continuada de professores viabilizada pela aproximação entre escola e universidade: uma narrativa histórica das experiências da iniciativa NUPIC (USP). ienci - Investigações em Ensino de Ciências. V. 26 Ed.3 – Dez. 2021. pp. 102-133. DOI:10.22600/1518-8795.ienci2021v26n3p102
UNIBALSAS. Diretrizes Institucionais Projeto Integrador. Faculdade de Balsas. 2020.
UNIBALSAS. Projeto Pedagógico de Curso. Curso de Licenciatura em Pedagogia - Presencial. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).