Interação entre universidade e escola e suas contribuições na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15720

Palavras-chave:

Professor pesquisador, Interação, Universidade, Escola

Resumo

Apresentamos discussões sobre as possibilidades de interações entre universidade e escola na perspectiva de contribuir na formação inicial e continuada de professores. O objetivo do estudo é analisar criticamente as contribuições, das diferentes possibilidades de interação entre Universidade e Escolas de Educação Básica, para formação docente. O corpus de análise foi artigos científicos selecionados no site de busca de periódicos presentes no portal da CAPES do período de 2017 a 2022. A metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD), envolve um movimento fenomenológico e hermenêutico. Os resultados indicam que as interações entre universidade e escolas ocorrem de diversas formas e momentos da formação acadêmica, como: Estágio Curricular supervisionado; Pesquisa como possibilidade de formação docente; PIBID; extensão. Todas estas possibilidades de interação contribuem para uma mudança de perfil profissional, atento ao diálogo problematizador, o qual resulta em novas formas de atuação docente, que leve em conta os saberes disciplinares, experienciais, pedagógicos metodológica e investigativo, de modo a potencializar o processo de ensinar e aprender.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

Pillatt, L. R. B., & Boff, E. T. de O. (2024). Interação entre universidade e escola e suas contribuições na formação docente. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e15720. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15720

Edição

Seção

Geral