Estudantes do ensino fundamental como cientistas cidadãos: Cartografando riscos sobre leishmaniose

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15728

Palavras-chave:

Ciência Cidadã, Ensino Fundamental, Leishmaniose, Governador Valadares

Resumo

O artigo compartilha resultados de um estudo que utiliza a ciência cidadã como abordagem investigativa, com estudantes do 7º ano de uma escola pública de Governador Valadares (MG), em uma pesquisa sobre leishmaniose. Adota-se estudos sobre ciência cidadã, território e as contribuições de Paulo Freire. Os dados foram produzidos em rodas de conversa e oficina via plataforma google my maps. A análise concentra-se no engajamento dos estudantes como cientistas cidadãos. Os resultados mostram a identificação de áreas de risco, aprendizagens sobre pesquisa e leishmaniose. Conclui-se pela importância de pesquisas em ciência cidadã com estudantes da educação básica com vistas à promoção da educação científica e a posicionamentos cidadãos.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

de Almeida, E. M. F., de Souza, M. C. R. F., & Campos, R. B. F. (2024). Estudantes do ensino fundamental como cientistas cidadãos: Cartografando riscos sobre leishmaniose. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e15728. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15728

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde