Museu escolar: Uma experiência prática pedagógica no estudo de geografia com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15955

Palavras-chave:

Museu escolar, Ensino de Geografia, Ensino Fundamental

Resumo

Este texto apresenta considerações sobre a experiência do museu na prática escolar para o estudo de Geografia com crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta registros sobre atribuições dos museus, na perspectiva de preservar e de conservar a memória nos fatos de situações que fizeram a história de determinado território e de seu povo, em coleções de objetos com valor histórico e artístico para a sociedade. Aborda aspectos teóricos acerca da relação museu-escola, no estudo de Geografia e traz elementos que auxiliam no processo de compreensão da articulação em práticas metodológicas que envolvem os espaços museológicos, no processo de formação educativa dos estudantes. Registra aspectos da experiência de construção, organização e socialização do museu no ambiente escolar, cujo propósito é o estudo de Geografia, por meio da realização de atividades integrativas com estudantes. É uma proposta que altera a rotina da escola e corrobora ao dinamizar a prática pedagógica do professor, ao adotar estratégias metodológicas que envolvem a participação dos estudantes na construção do conhecimento geográfico sistematizado.

Referências

BARCELLOS, Guy Barros. Manual de implantação de museus escolares. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de; MIORANDO, Tania Micheline; DREHMER-MARQUES, Keiciane Canabarro. Práticas educativas e formação docente: ressignificando metodologias e saberes. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 116, p. 5-8, 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12996

BRASIL. Legislação sobre museus. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados: Edições Câmara, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC: Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

CLAUDINO, Sergio. Escola, educação geográfica e cidadania territorial. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, v. XVIII, n. 496, p. 9, 1º dez. 2014.

COSTA, Evanise Pascoa. Princípios básicos da museologia. Curitiba: Coordenação do Sistema Estadual de Museus: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, 2006.

CUCCHI, Andreia Zuchelli. O museu no estudo da Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. 235 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Francisco Beltrão, 2022.

DEON, Alana Rigo; CALLAI, Helena Copetti. A educação escolar e a geografia como possibilidades de formação para a cidadania. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 33, n. 104, p. 264-290, 2018. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.264-290

FALCÃO, Andrea. Museus como lugar de memória. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Salto para o futuro: museu e escola: educação formal e não formal. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2009.

FRONZA-MARTINS, Anglay Sanches. Da magia a sedução: a importância das atividades educativas não-formais realizadas em Museus de Arte. Revista de Educação, v. 9, n. 9, 2006. Disponível em: file:///C:/Users/55469/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/2175-Texto%20do%20artigo-8358-1-10-20150710%20(1).pdf. Acesso em: 1º abr. 2020.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUMBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Petrópolis, RJ: IPHAN: Museu Imperial, 1999.

MARTINEZ, Rogerio; GARCIA, Wanessa. Novo Pitanguá: Geografia 3º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017.

MUSEU NACIONAL. Disponível em: https://www.museunacional.ufrj.br/dir/omuseu/omuseu.html. Acesso em: 4 out. 2022.

MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Paraense_Em%C3%ADlio_Goeldi. Acesso em: 4 out. 2022.

PARANÁ. 130 anos Museu Paranaense 1876-2006. Catálogo Museu Paranaense. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006.

RIGOTTO, Maria Helena Costa. A história e a memória da província do Paraná (1853-1889): a experiência do Museu Paranaense. 2008. Disponível em: https://acervodigital.educacao.pr.gov.br/pages/view.php?ref=22864&search=%21collection17422+&order_by=collection&offset=0&restypes=&starsearch=&archive=&per_page=120&default_sort_direction=DESC&sort=ASC&context=Root&k=779842ad85&curpos=&go=next&. Acesso em: 3 mar. 2021.

VALENÇA, Vera Lucia Chacon. Museu da criança: a experiência piloto no Brasil. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008.

VESENTINI, José William. O ensino de geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

2025-03-07

Como Citar

Cucchi, A. Z., Francischett, M. N., & Ramos, R. W. (2025). Museu escolar: Uma experiência prática pedagógica no estudo de geografia com crianças. Revista Contexto & Educação, 40(122), e15955. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15955

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes