Museu escolar: Uma experiência prática pedagógica no estudo de geografia com crianças
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15955Palavras-chave:
Museu escolar, Ensino de Geografia, Ensino FundamentalResumo
Este texto apresenta considerações sobre a experiência do museu na prática escolar para o estudo de Geografia com crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta registros sobre atribuições dos museus, na perspectiva de preservar e de conservar a memória nos fatos de situações que fizeram a história de determinado território e de seu povo, em coleções de objetos com valor histórico e artístico para a sociedade. Aborda aspectos teóricos acerca da relação museu-escola, no estudo de Geografia e traz elementos que auxiliam no processo de compreensão da articulação em práticas metodológicas que envolvem os espaços museológicos, no processo de formação educativa dos estudantes. Registra aspectos da experiência de construção, organização e socialização do museu no ambiente escolar, cujo propósito é o estudo de Geografia, por meio da realização de atividades integrativas com estudantes. É uma proposta que altera a rotina da escola e corrobora ao dinamizar a prática pedagógica do professor, ao adotar estratégias metodológicas que envolvem a participação dos estudantes na construção do conhecimento geográfico sistematizado.
Referências
BARCELLOS, Guy Barros. Manual de implantação de museus escolares. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.
BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de; MIORANDO, Tania Micheline; & DREHMER-MARQUES, Keiciane Canabarro. (2022). PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE: RESSIGNIFICANDO METODOLOGIAS E SABERES. Revista Contexto & Educação, 37(116), 5–8. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12996.
BRASIL. Legislação sobre museus [recurso eletrônico]. – 2. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. (disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 de março de 2020.
CLAUDINO, Sergio. Escola, educação geográfica e cidadania territorial. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona. vol. XVIII, núm. 496 (09), 1 de diciembre de 2014.
COSTA, Evanise Pascoa. Princípios básicos da museologia. Curitiba: Coordenação do Sistema Estadual de Museus/ Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, 2006.
CUCCHI, Andreia Zuchelli. O museu no estudo da Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. 235f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Francisco Beltrão, 2022.
DEON, Alana Rigo; CALLAI, Helena Copetti. (2018). A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. Revista Contexto & Educação, 33(104), 264–290. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.264-290
FALCÃO, Andrea. Museus como lugar de memória. In: Salto para o futuro: Museu e escola: educação formal e não formal. Secretaria de Educação a Distância/ Ministério da Educação. Brasil, 2009.
FRONZA-MARTINS, Anglay Sanches. Da magia a sedução: a importância das atividades educativas não-formais realizadas em Museus de Arte. Revista de Educação. vol. 9, n. 9, 2006. Disponível em: file:///C:/Users/55469/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/2175-Texto%20do%20artigo-8358-1-10-20150710%20(1).pdf. Acesso em: 01 abril de 2020.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUMBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Petrópolis/ RJ, IPHAN/ Museu Imperial, 1999.
MARTINEZ, Rogerio. Novo Pitanguá: Geografia 3º ano/ Rogerio Martinez, Wanessa Garcia. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2017.
MUSEU NACIONAL. Disponível em: O Museu | Museu Nacional - UFRJ. Acesso em 04 de outubro de 2022.
MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI. Disponível em: Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi (mineirosnaestrada.com.br). Acesso em 04 de outubro de 2022.
PARANÁ. 130 anos Museu Paranaense 1876-2006. Catálogo Museu Paranaense. Curitiba, Secretaria de Estado da Cultura, 2006.
RIGOTTO, Maria Helena Costa. A história e a memória da província do Paraná (1853-1889): a experiência do Museu Paranaense. (2008) Disponível em: A história do Museu (diaadiaeducacao.pr.gov.br). Acesso em: 03 de março de 2021.
VALENÇA, Vera Lucia Chacon. Museu da Criança: a experiência piloto no Brasil. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.
VESENTINI, José William. O ensino de geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).