A semântica em livros didáticos antigos de língua portuguesa adotados em escolas da rede pública de Florianópolis – SC / Brasil: um estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15993Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Livros didáticos antigos de língua portuguesa, PNLD, SemânticaResumo
Este estudo descreve e analisa como conteúdos de semântica foram abordados e discutidos em livros didáticos antigos de língua portuguesa do ensino fundamental II do fim da década de 1980 e início da década de 1990 e que foram adotados em escolas públicas do município de Florianópolis (SC). Trata-se de uma pesquisa de ordem bibliográfica e documental e de caráter descritivo-analítico, sendo a abordagem de ordem qualiquantitativa. Os resultados parciais apontam que os conteúdos sobre a significação, que foram apresentados exclusivamente por meio de exercícios de fixação sobre sinônimos e antônimos, nos livros didáticos examinados, foram tratados na perspectiva da gramática normativa, sem fomentar o senso crítico nem reflexivo a respeito dos usos de expressões e seus efeitos de sentido.
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