Como os docentes manejam situações difíceis e as emoções que elas suscitam
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16058Palavras-chave:
Emoções, regulação das emoções, formação de professoresResumo
O objetivo da pesquisa ora apresentada é compreender as situações que despertam emoções de valência negativa na práxis cotidiana de professores da área de Ciências Sociais Aplicadas e como elas são superadas. Por meio da técnica do incidente crítico, foram entrevistados 24 professores do ensino superior na área de Ciências Sociais Aplicadas. O medo aparece em situações ligadas à demissão, à violência, ao desconhecido e ao julgamento dos pares. A raiva, por sua vez, é menos frequente e surge em situações de frustração das expectativas. Para administrar as situações, os professores buscaram opções disponíveis em seu repertório de conhecimentos, adquiridos com a formação em docência, experiência em outras áreas ou com os pares. Por fim, pode-se inferir, a partir dos resultados, que os professores são, antes de tudo, pessoas, e saber como lidar com as próprias emoções não é uma questão menor na formação para a docência.
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