Planejamento integrado ensino-avaliação-aprendizagem: Perspectivas em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16078

Palavras-chave:

formação docente, ciências biológicas, avaliação formativa

Resumo

Neste artigo, teve-se como objetivo analisar as percepções de licenciandos em Ciências Biológicas sobre os fundamentos teórico-práticos do Planejamento Integrado Ensino-Avaliação-Aprendizagem (PI-EAA), após encontros formativos realizados no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A pesquisa qualitativa de cunho interpretativo foi realizada com 12 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública paranaense. Os dados foram construídos a partir de questionários e atividades organizadas durante a prática de formação realizada com os participantes. Para a análise desses dados, optou-se pela metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), a qual foi oportuna para a interpretação dos depoimentos, que revelam as reflexões construídas a partir dos fundamentos teórico-práticos do PI-EAA. Destacaram-se aquelas relativas ao ato de planejar didaticamente os processos de ensino, avaliação e aprendizagem, de forma integrada, contribuindo para ações coerentes, planejadas e reflexivas sobre o papel do planejamento e da avaliação na prática pedagógica.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Dias, C. de F. B., Brandalise, M. A. T., & Amestoy, M. B. (2025). Planejamento integrado ensino-avaliação-aprendizagem: Perspectivas em construção. Revista Contexto &Amp; Educação, 40(122), e16078. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16078

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho