Planejamento integrado ensino-avaliação-aprendizagem: Perspectivas em construção
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16078Palavras-chave:
formação docente, ciências biológicas, avaliação formativaResumo
Neste artigo, teve-se como objetivo analisar as percepções de licenciandos em Ciências Biológicas sobre os fundamentos teórico-práticos do Planejamento Integrado Ensino-Avaliação-Aprendizagem (PI-EAA), após encontros formativos realizados no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A pesquisa qualitativa de cunho interpretativo foi realizada com 12 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública paranaense. Os dados foram construídos a partir de questionários e atividades organizadas durante a prática de formação realizada com os participantes. Para a análise desses dados, optou-se pela metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), a qual foi oportuna para a interpretação dos depoimentos, que revelam as reflexões construídas a partir dos fundamentos teórico-práticos do PI-EAA. Destacaram-se aquelas relativas ao ato de planejar didaticamente os processos de ensino, avaliação e aprendizagem, de forma integrada, contribuindo para ações coerentes, planejadas e reflexivas sobre o papel do planejamento e da avaliação na prática pedagógica.
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