Uma breve análise da pedagogia do oprimido de Paulo Freire e educação e luta de classes de Aníbal Ponce
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16177Palavras-chave:
Pedagogia do Oprimido, luta de classes, consciência de classeResumo
Em seu exame da formação da consciência crítica e reflexiva junto ao coletivo de camponeses desumanizados pelo sistema capitalista, a obra “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, lida com a falsa generosidade do opressor. Dessa maneira, é somado ao pensamento do educador Freire a respeito das contribuições no campo da educação, o trabalho desenvolvido pelo filósofo Aníbal Ponce. O presente artigo analisa e discute a obra “Educação e Luta de Classes”, visando a reflexão sobre o processo educativo na história, no que tange às categorias: trabalho, alienação, educação, divisão de classes. Para isso, foi relacionado o processo educativo escolar com ênfase a resistência ao neoliberalismo na escola com as análises reflexivas dos educadores Paulo Freire, Aníbal Ponce, Saviani e Georg Lukács. A pesquisa bibliográfica – realizada durante o período de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada ao Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) –, tem como método de pesquisa bibliográfico e embasada em críticas voltadas ao processo de lutas de classes. Concluiu-se que o processo de negação e alienação dos direitos de aprendizagem por parte das classes opressoras e dominantes para com a classe trabalhadora desencadeia historicamente um processo de opressão da classe trabalhadora para impedir a sua ascensão social através da alfabetização e do estudo.
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