Mario Osorio Marques: Ação educativa com amorosidade, os caminhos dos direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16651Palavras-chave:
Mario Osorio Marques, Ação Educativa, AmorosidadeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar, a partir de um estudo da vida e obra de Mario Osorio Marques, o perfil da sua ação educativa e a relação destas com os preceitos dos Direitos Humanos. Ao proceder metodologicamente pela análise das suas diferentes fases na vida, desde as suas ações no meio social, da sua vida religiosa, passando pelo social à produção intelectual no mundo acadêmico, é possível identificar algo que o diferencia atribuindo originalidade ao seu Ser pessoa e sua atuação, a expressão de uma ação educativa diferenciada, carregada por uma amorosidade e com uma visível intercessão entre a ação social com foco no desenvolvimento comunitário e a sua produção acadêmica. Isto é, a expressão de uma ação educativa com amorosidade expressa para além de ambientes institucionalizados do dar aulas, mas também no convívio pessoal, nos momentos de reuniões, na ação social com a perspectiva da busca da melhoria do viver social, nos escritos e na sua ação intelectual diversa.
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