Questões de gênero e sexualidade no percurso formativo de bolsistas do programa de residência pedagógica da área de ciências da natureza e suas tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16670

Palavras-chave:

formação de professores, práticas pedagógicas, inclusão

Resumo

Como parte da formação de sujeitos, aspectos que envolvem a constituição de homens e mulheres estão presentes em todos os contextos sociais. As questões de gênero e sexualidade perpassam os conteúdos escolares em aspectos biológicos, sociais e culturais. Indícios trazem que geralmente a matriz curricular dos cursos de licenciatura no Brasil, não apresentam disciplinas ou conteúdos específicos que abordem questões de gênero e sexualidade na graduação. O que pode ocasionar uma falta de preparo para o planejamento de atividades com relação a abordagem desta temática, bem como um desinteresse social quanto a importância de levar estas questões para sala de aula. A presente investigação objetivou analisar planos de ensino elaborados por licenciandas e licenciandos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, sobre o tema gênero e sexualidade. Sendo que o material produzido foi analisado a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados sinalizam alguns equívocos quanto aos termos e metodologias para trabalhar com essa temática, uma vez que, é visível uma limitada criatividade quanto às possibilidades de recursos e estratégias de ensino.

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Publicado

2025-03-14

Como Citar

Machado, A. E. P., & dos Santos, E. G. (2025). Questões de gênero e sexualidade no percurso formativo de bolsistas do programa de residência pedagógica da área de ciências da natureza e suas tecnologias. Revista Contexto & Educação, 40(122), e16670. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16670

Edição

Seção

Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior