Tornar-se professor (a): uma arte que se faz no caminhar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16671

Palavras-chave:

Formação de professores, Percursos acadêmicos e profissionais, Desenvolvimento profissional

Resumo

O estudo tem como tema central a discussão sobre o tornar-se professor (a). Assim, o objetivo principal é apresentar as percepções dos (as) professores (as), participantes do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE) da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, sobre os percursos acadêmicos e profissionais vivenciados que possibilitaram o tornar-se professor (a). A pesquisa de abordagem qualitativa contou com o auxílio da plataforma Padlet em que os participantes passaram a registrar suas respostas sobre a questão: Quais percursos acadêmicos e profissionais vivenciados que possibilitaram o tornar-se professor? A revisão de literatura foi desenvolvida a partir de autores como Josso (2004), Zeichener (1993) e Day (2001). A análise das narrativas, de caráter descritivo-interpretativa, evidencia que o processo de tornar-se professor (a) é influenciado por uma variedade de experiências formativas e de desenvolvimento profissional. As narrativas dos participantes destacam a importância da formação inicial, da necessidade de formação continuada e do compartilhamento de experiências com colegas professores como aprendizado e crescimento profissional. O processo de tornar-se professor (a) é dinâmico e contínuo, envolvendo a integração de conhecimentos teóricos e práticos e das experiências pessoais e profissionais, para o desenvolvimento da profissão em sua totalidade.

Biografia do Autor

Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

 

 

 

 

Referências

BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Ed., 1994.

BLEY, Dagmar Heil Pocrifka; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Ciclos de codificação e o Software ATLAS TI: uma pareceria criativa para análise de dados qualitativos em pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 10 - número 1 – 2019. Disponível em: Ciclos de codificação e o software Atlas ti: uma parceria criativa para análise de dados qualitativos em pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação - Dialnet (unirioja.es). Acesso em: 18 jul. 2024

CAETANO, Ana Paula Caetano; FREIRE, Isabel Pimenta; SOBRAL, Catarina. Emoções e ética na formação de formadores: A Complexidade em Ação. Revista Contexto & Educação: Editora Unijuí. ISSN 2179-1309. Ano 33, nº 106 .Set./Dez. 2018.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto editora, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre, ano XXX, n.3, p. 413-438, set./dez. 2007.

JOSSO, Marie-Christine. O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Entrevistador: Margaréte May Berkenbrock-Rosito. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.2, p. 136-139, ago./dez. 2009.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr. 2016.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. 2002.

LOSS, Adriana Salete; SOUZA, Flávia Burdzinski de. (RE)CRIAR O ESTÁGIO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: As Experiências (Auto)Formativas do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim/RS. Contexto & Educação: Editora Unijuí. ISSN 2179-1309. Ano 38 nº 120, 2023.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professors: ideias e práticas. Lisboa : Educa, 1993.

Downloads

Publicado

2025-03-07

Como Citar

Loss, A. S., Otto, E. dos S., & Marca, E. P. (2025). Tornar-se professor (a): uma arte que se faz no caminhar. Revista Contexto & Educação, 40(122), e16671. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16671

Edição

Seção

Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior