Tornar-se professor (a): uma arte que se faz no caminhar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16671Palavras-chave:
Formação de professores, Percursos acadêmicos e profissionais, Desenvolvimento profissionalResumo
O estudo tem como tema central a discussão sobre o tornar-se professor (a). Assim, o objetivo principal é apresentar as percepções dos (as) professores (as), participantes do Grupo de Pesquisa Educação Emocional (GRUPEE) da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, sobre os percursos acadêmicos e profissionais vivenciados que possibilitaram o tornar-se professor (a). A pesquisa de abordagem qualitativa contou com o auxílio da plataforma Padlet em que os participantes passaram a registrar suas respostas sobre a questão: Quais percursos acadêmicos e profissionais vivenciados que possibilitaram o tornar-se professor? A revisão de literatura foi desenvolvida a partir de autores como Josso (2004), Zeichener (1993) e Day (2001). A análise das narrativas, de caráter descritivo-interpretativa, evidencia que o processo de tornar-se professor (a) é influenciado por uma variedade de experiências formativas e de desenvolvimento profissional. As narrativas dos participantes destacam a importância da formação inicial, da necessidade de formação continuada e do compartilhamento de experiências com colegas professores como aprendizado e crescimento profissional. O processo de tornar-se professor (a) é dinâmico e contínuo, envolvendo a integração de conhecimentos teóricos e práticos e das experiências pessoais e profissionais, para o desenvolvimento da profissão em sua totalidade.
Referências
BOGDAN, Robert Charles; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Ed., 1994.
BLEY, Dagmar Heil Pocrifka; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Ciclos de codificação e o Software ATLAS TI: uma pareceria criativa para análise de dados qualitativos em pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 10 - número 1 – 2019. Disponível em: Ciclos de codificação e o software Atlas ti: uma parceria criativa para análise de dados qualitativos em pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação - Dialnet (unirioja.es). Acesso em: 18 jul. 2024
CAETANO, Ana Paula Caetano; FREIRE, Isabel Pimenta; SOBRAL, Catarina. Emoções e ética na formação de formadores: A Complexidade em Ação. Revista Contexto & Educação: Editora Unijuí. ISSN 2179-1309. Ano 33, nº 106 .Set./Dez. 2018.
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto editora, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre, ano XXX, n.3, p. 413-438, set./dez. 2007.
JOSSO, Marie-Christine. O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Entrevistador: Margaréte May Berkenbrock-Rosito. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.2, p. 136-139, ago./dez. 2009.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr. 2016.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. 2002.
LOSS, Adriana Salete; SOUZA, Flávia Burdzinski de. (RE)CRIAR O ESTÁGIO EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: As Experiências (Auto)Formativas do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim/RS. Contexto & Educação: Editora Unijuí. ISSN 2179-1309. Ano 38 nº 120, 2023.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professors: ideias e práticas. Lisboa : Educa, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).