Controvérsias nas diretrizes para formação de professores e suas contradições com a educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16672Palavras-chave:
Diretrizes para Formação de Professores, Educação do Campo, Reformadores EmpresariaisResumo
A elaboração insere-se nas reflexões sobre formação de educadores(as) do campo e objetiva analisar as diretrizes da formação de professores(as) considerados os documentos vigentes entre os anos de 2015 e 2024 e que têm regulamentado a formação de professores(as) na última década no Brasil. São destacas algumas controvérsias presentes nas diretrizes dessa formação com apontamentos sobre suas contradições com a luta por uma Educação do Campo. Foram consideradas a Resolução CNE/CP n° 2/2015, a Resolução CNE/CP nº 2/2019 que substituiu o documento anterior e a versão atual, circunscrita na Resolução CNE/CP nº 4/2024. Estando sustentada na pesquisa bibliográfica e documental, a partir da análise das resoluções referenciadas, são abordadas proximidades e divergências entre elas, tendo a Educação do Campo como contraponto à lógica neoliberal e conservadora impulsionada pela incidência e ingerência dos reformadores empresariais na educação brasileira, com destaque para sua atuação na elaboração dos documentos orientadores da formação de professores(as) no país. São registradas as controvérsias acerca das diretrizes para formação de professores(as) e suas possíveis implicações na formação daqueles(as) profissionais particípes de processos formativos voltados para a atuação na Educação do Campo o que, por sua vez, aponta para contadições das formulações postas nos documentos com a concretude da Educação do Campo em sua materialidade de origem.
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