As humanidades na formação de engenheiros nas universidades comunitárias do RS: A utilidade do “inútil”
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16677Palavras-chave:
Ensino superior, Racionalidade instrumental, HumanidadesResumo
O objetivo do artigo foi conhecer a(s) tendência/as que orienta(m) a inserção/abordagem e/ou exclusão das humanidades na formação acadêmica nos cursos de Engenharia, nas 14 universidades comunitárias do RS, com o propósito de elaborar uma crítica que possa dar sustentação criativa a um contradiscurso ao paradigma instrumental no Ensino Superior. Para isso realizou-se pesquisa teórica e documental, com enfoque qualitativo. A coleta dos dados ocorreu acessando-se as páginas eletrônicas das universidades, que são de domínio público, para identificar o perfil do egresso e conteúdos/disciplinas de formação humanística e nas DCNs da área das Engenharias, cuja análise foi baseada na análise de conteúdo. Os dados apontam para situação crítica dos cursos da área no tocante à formação humana ao se considerar o baixo percentual destas disciplinas e conteúdos oferecidos nas matrizes curriculares. Constata-se inconsistências entre os perfis dos egressos e, o que o desenho curricular apresenta, o que revela os efeitos da racionalidade instrumental e da “cegueira” do conhecimento reducionista, que repercute na perda do Eu e da subjetividade humana. Há urgência de um contraponto na formação dos universitários encontrando mecanismos para torná-la “espaço estudioso”, que priorize a formação integral, transpondo a lógica da instrumentalidade.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação do professor do ensino superior. São Paulo: Cortez, 2012.
ALVES, Marcos Alexandre; AUSANI, Paulo César Ausani. Ensino jurídico e hermenêutica: compreensão docente acerca das humanidades. Revista Contexto & Educação, Editora Unijuí, ano 39, nº 121, 2024, e13866. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13866.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 1, de 26 de março de 2021. (Engenharias). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=175301-rces001-21&category_slug=marco-2021-pdf&Itemid=30192 Acesso em: jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 24 de abril de 2019a. (Engenharias). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=112681-rces002-19&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192 Acesso em: jan. 2024.
CHARLOT, Bernard. Aprender é entrar no mundo humano e nele produzir-se como sendo humano a educação como fundamento antropológico. Revista Internacional Educon, v. 5, n. 1, e24051001, jan./abr. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.47764/e24051001 Acesso em: jan. 2024.
CHERVEL, André; COMPÈRE, Marie-Madeleine. As humanidades no ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 149-170, jul./dez. 1999. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27826 Acesso em: 04 ago. 2023.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp, 2001.
CHITOLINA, Claudinei Luiz. Descartes e a questão da consciência. In: PERUZZO JÚNIOR, Léo; CANDIOTTO, Kleber; KARASINSKI, Murilo. Tendências contemporâneas de filosofia da mente e ciências cognitivas. Curitiba, PR: PUCPRss, 2023. p. 11-55:
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
GADAMER, Hans-Georg. A razão na época da ciência. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.
GADOTTI, Moacir. Programados para aprender. São Paulo, SP: Global Editora, 2023.
GENRO, Maria Elly Helz. Educação do sujeito político na universidade. In: LEITE, Denise; BRAGA, Ana Maria e Souza (Orgs.) Inovação e Pedagogia Universitária. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011, p. 139-151).
GOERGEN, Pedro. O sentido da educação na sociedade contemporânea. In: GALLO, Sílvio; MENDONÇA, Samuel (Orgs.) A escola: uma questão pública. V. 1. São Paulo: Parábola, 2020, p. 123-144.
HARVEY, David. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2009.
HUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
LEITE, Denise. Identidades da universidade brasileira. In: LEITE, Denise; BRAGA, Ana Maria e Souza (Orgs.) Inovação e Pedagogia Universitária. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011, p. 17-39).
MACEDO, Roberto Sidnei. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília, DF: Liber Livro Editora, 2010.
MASSCHELEIN, Jan. Notas sobre a universidade enquanto Studium. In: BÁRCENA, Fernando; LÓPEZ, Maximiliano Valerio; LARROSA, Jorge (Orgs.) Elogio do estudo. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2023, p. 193-219.
NICOLELIS, Miguel. O verdadeiro criador de tudo: como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos. São Paulo: Planeta, 2020.
NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: porque a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.
RODRIGUES, Neidson. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação & Sociedade, ano XXII, no 76, p. 232-257, Out./2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/MpfHNQQRP5c4LBvN4pgPpwJ/ Acesso em: 04 ago. 2023.
ROSSATO, Ricardo. Universidade: nove séculos de história. Passo Fundo: UPF, 2005.
ROSSATO, Ricardo. Repensando a universidade brasileira a partir das humanidades: (re)encontrando a essência formadora. In: ISAIA, Silvia Maria de A.; BOLZAN, Doris Pires V.; MACIEL, Adriana M. da Rocha. Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: UFSM, 2009. p. 19-34.
ROSSATO, Ermelindo. Funções da universidade segundo Anísio Teixeira. In: LEITE, Denise; BRAGA, Ana Maria e Souza (Orgs.) Inovação e Pedagogia Universitária. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011, p. 41-58).
SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2018.
SENNET, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Record, 2014.
SOBRINHO, Sidinei Cruz; GARNICA, Tamyris Proença Bonilha. Chronos ou Kairós? Qual é o “Tempo” de Formação nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia – IFs? Revista Contexto & Educação, Editora Unijuí, ano 35, nº 112, p. 45-65, Set./Dez. 2020. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.45-65
TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1969.
UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. – Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).